Limitador de velocidade em motos é previsto em projeto polêmico

Projeto prevê limitador de velocidade em motos vem do parlamento europeu e tem em suas pretensões tomar algumas medidas drásticas na tentativa de reduzir o número de acidentes em suas estradas. Uma das alternativas que está sendo cogitada é a de colocar um limitador de velocidade em motocicletas com potência para ultrapassar velocidades altas. Outra alternativa é a tolerância zero para condutores sob o efeito de álcool.

Dessa maneira, para  conseguir impor controle, o projeto pretende instalar uma  Assistência Inteligente de Velocidade (ISA) nas motocicletas. Esse sistema terá o sistema de mapas como base para indicar o limite de velocidade do lugar em que a moto está transitando.

Com a previsão de suporte com trava para o GPS Garmin é só digitar o destino e seguir as orientações
Com a previsão de suporte com trava para o GPS Garmin é só digitar o destino e seguir as orientações

Veja mais: Nova Yamaha R15

O parlamento tem cobrado da comissão europeia para que os veículos da categoria L (o que inclui as motocicletas) também sejam adicionados nas exigências. Pois essas medidas foram apresentadas a princípio para automóveis.

Assim como nos carros, o computador de bordo e o sistema de conectividade devem ser utilizados para mapear a área e controlar a velocidade de acordo com a via. Dessa maneira, o projeto estabelecerá a instalação de sistemas inteligentes de limitador de velocidade em todas as motos novas, além de exigir ABS.

A tecnologia eCall é outro elemento que as autoridades europeias querem em todas as motos. Pois o eCall funciona como uma assistência rápida no local do acidente. Assim, a ferramenta permite à equipe da empresa entrar em contato com o socorro e enviar o endereço de atendimento. A BMW Motorrad foi a primeira fabricante de motos a oferecer o serviço como item de série.