FireBlade CBR900RR: celebração é marcada por muitas novidades!

FireBlade CBR900RR: celebração é marcada por muitas novidades!

A Honda está trabalhando em uma edição especial da Fireblade para comemorar os trinta anos da moto que mudou nosso mundo. A FireBlade CBR900RR foi lançada com aclamação crítica e comercial em 1992, inaugurando uma nova era de superbike que combinava a potência de máquinas de grande deslocamento com tamanho próximo a 600.

Criado por Tadao Baba, também era muito mais leve do que a concorrência, pesando menos de 2kg a mais que o CBR600 e 34kg a menos que seu rival mais próximo, a Yamaha FZR1000. Para homenagear essa máquina, acredita-se que a Honda esteja lançando uma edição especial CBR1000RR-R SP com um esquema de pintura de homenagem.

Trinta anos da moto que mudou nosso mundo
Trinta anos da moto que mudou nosso mundo: Edição especial da Fireblade

Veja mais: HONDA CB 650R 2022

O Blade original produzia pouco mais de 109 cv, por isso quase dobrou de potência em seus 30 anos de vida e também ficou 4 kg mais leve. Também ficou muito mais caro naquela época – o original custava apenas R $48.000 em 1992 – e com o SP atual custando R $182.974, esta edição limitada provavelmente custará algo entre R$194.662 e R$233.638.

Mecanicamente, é improvável que muita coisa tenha mudado, especialmente com os componentes principais, então podemos esperar 214 cv de seus quatro em linha de 999 cc. O pacote eletrônico provavelmente também será o mesmo, então espere mais ajudas de segurança do que você consegue imaginar, todas elas executadas no TFT colorido de 5 polegadas.

Como é o modelo SP, já tem muitos componentes flash, incluindo Öhlins semi-ativos, freios Brembo Stylema e rodas leves. No entanto, há uma boa possibilidade de as coisas ficarem ainda mais sofisticadas neste departamento.

Há três anos, a Honda Japan revelou uma versão especial HRC do então topo de linha do SP2, que tinha freios Nissin, rodas OZ leves e carroceria de fibra de carbono. É possível que vejamos algo semelhante aqui para o Blade.

Claro que esta não é a primeira vez que uma pintura clássica retorna, nem é o Blade do primeiro aniversário da Honda. A empresa lançou um modelo de 20 anos em 2012, que custou apenas R$93.455. Houve também um retorno da famosa pintura “Urban Tiger” em 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *