Motociclistas lutam por mais proteção e resposta vem à tona

Um grande passo em frente na segurança de motocicletas acena seguir os planos para um protocolo de teste atualizado em novos padrões de segurança para sistemas eletrônicos para automóveis.

Os motociclistas seguem levantando preocupações sobre a nova geração de ‘sistemas de assistência ao motorista avançado’ (SAMA), uma vez que foi descoberto que alguns ainda não conseguiam detectar os motociclistas.

Novos padrões de segurança: Motociclistas ainda lutam por mais "proteções".
Novos padrões de segurança: Motociclistas ainda lutam por mais “proteções”.

Veja mais: HONDA CB 650R 2022

Isso foi agravado pelo fato de que o novo sistema existente de classificação de segurança automotiva, Euro NCAP, ainda poderia atribuir uma classificação de quatro estrelas a veículos que podem não detectar motocicletas.

Mas agora o Euro NCAP anunciou que vai apresentar um novo protocolo de teste, que vai testar novos carros equipados com SAMA em sua capacidade de detectar a usuários vulneráveis na estrada a partir de 2023.

A notícia foi bem recebida por grupos de direitos dos pilotos. FAME a Federação das Associações de Motociclistas Europeus, disse: “Este é um passo significativo, porque esses novos protocolos de teste nos mostram que o Euro NCAP leva a segurança dos motociclistas a sério.

“Vemos cada vez mais fabricantes de automóveis introduzindo estes sistemas de apoio ao condutor – e não apenas em carro topo de gama – portanto, testar estes sistemas irão manter os sistemas de apoio ao condutor inferior fora das estradas.”

Mesmo com o avanço nos dispositivos de segurança tento melhorado significativamente por conta da tecnologia, cabe lembrar para os protocolos de segurança, direção responsável e toda atenção possível, tanto por motoristas quanto por motociclistas.