Mercado de Scooters Elétricos: veja quem vem dominando o segmento

Um dos maiores obstáculos enfrentados pelo segmento de veículos elétricos é a capacidade de carregar rapidamente uma bateria. Veja como a Gogoro está dominando o mercado de scooters elétricos em Taiwan e pode estar a caminho de dominar o resto do mundo também.

Mesmo a melhor tecnologia de carregamento rápido ainda não é capaz de abastecer uma bateria tão rapidamente quanto levaria para encher um tanque de gasolina. Existe, no entanto, outra solução, que está se tornando rapidamente uma tendência no segmento de veículos elétricos de duas rodas: baterias substituíveis.

Gogoro domina o mercado de scooters elétricos em Taiwan
Gogoro domina o mercado de scooters elétricos em Taiwan

Veja também: HORNET CB 600 2022

Agora, várias empresas já começaram a adotar a tecnologia de bateria substituível. Na verdade, a maioria das startups de scooters elétricas apresentam esse tipo de tecnologia. 

Logicamente, o próximo passo para tudo isso seria a padronização das baterias, tornando-as compatíveis em todos os aspectos, independentemente de você pilotar uma simples scooter elétrica ou alguma esportiva elétrica futurística voltada para o alto desempenho. 

Embora ainda estejamos longe disso, uma empresa taiwanesa está conquistando o mundo graças a uma série de parcerias estratégicas voltadas para a adoção mais rápida da mobilidade elétrica.

Estamos falando sobre Gogoro, o fabricante taiwanês de scooters elétricos que conquistou seu país de origem e também outras partes da Ásia. Em 2021, sozinha, a Gogoro conseguiu vender mais de 63.000 scooters elétricos em Taiwan. 

Isso obliterou a competição, com Aeon ocupando o segundo lugar, vendendo 7.000 veículos de duas rodas. Além disso, Gogoro tem uma visão de mundo que muito bem poderia lhe dar a chance de revolucionar a mobilidade elétrica em todo o mundo.

A empresa se expandiu em outros mercados graças a colaborações estratégicas com grandes marcas de VE. Por exemplo, na China, a empresa fez parceria com Yadea, outro jogador em ascensão no jogo de scooters elétricos. 

O mercado indiano também vê a entrada de Gogoro por meio de parcerias com a Hero. A Indonésia também une forças com Gogoro por meio do Gojek, uma das plataformas multisserviços mais populares do país.

Certamente será interessante ver os planos da Gogoro de entrar nos mercados dos Estados Unidos, Europa e no mercado brasileiro. Com grandes nomes da indústria como Yamaha, Honda, KTM e Piaggo, todos trabalhando juntos para o avanço da tecnologia de baterias VE, poderia haver espaço para Gogoro se juntar à diversão também?