Rally Dakar em 2022: Danilo Petrucci vence a sua primeira etapa

Ninguém sabia como as coisas iriam piorar com o início do Rally Dakar 2022, muito menos Danilo Petrucci. Os pilotos de MotoGP não costumam começar a fazer raids de rally depois de saírem do paddock de MotoGP, mas Petrucci decidiu que esse era o caminho que ele queria seguir. Assim, os fãs do Dakar e também os fãs do MotoGP assistiram com interesse para ver o que ia acontecer.

Até agora, a corrida de Petrux foi preenchida com altos e baixos – mais recentemente estabelecendo um tempo que o levou ao terceiro lugar do pódio na Quarta Etapa. É um feito impressionante, especialmente porque também significa que o piloto da KTM foi mais rápido do que todos os seus companheiros de equipe Dakar muito mais experientes no paddock da KTM. Com mais da metade do rali de 2022 pela frente, só restava uma dúvida: o que Petrux faria a seguir?

 Rally Dakar em 2022: Danilo Petrucci vence sua primeira etapa
Danilo Petrucci se torna primeiro piloto do MotoGP a vencer Rally Dakar em 2022

Veja também: YAMAHA TT-R 230 2022

Acontece que não tivemos que esperar muito. Na Quinta Etapa, o tempo provisório fez com que Petrux chegasse a apenas quatro minutos do primeiro lugar. Isso mesmo, o tempo de Petrucci o deixou em segundo lugar na classe de motos no Estágio Cinco, atrás apenas de Toby Price da KTM. No entanto, há uma razão para que todas as primeiras vezes postadas sejam apenas declaradas provisórias até que os oficiais possam repassar o que aconteceu e avaliar as penalidades exigidas por infrações em que os concorrentes possam ter incorrido.

Depois de tudo dito e ditado, os dirigentes do Rally Dakar declararam Danilo Petrucci o vencedor da Quinta Etapa! O motivo: Toby Price recebeu uma penalidade de seis minutos por excesso de velocidade. Os resultados oficiais da Etapa 5 do Dakar 2022 são agora Danilo Petrucci em primeiro, Ross Branch em segundo e Jose Ignacio Cornejo em terceiro. De sua parte, Petrux postou um screencap do tweet oficial do Rally Dakar anunciando sua vitória na etapa, junto com a legenda totalmente identificável: “Estou chorando como um bebê, não consigo escrever”. Isso faz de Petrux o primeiro piloto de MotoGP a vencer uma etapa do Rally Dakar na longa e histórica história do evento.