Andrea Magni ajudou a estabelecer o rolo compressor das corridas da MV do início dos anos 50. Confira a importância de Andrea Magni, irmão do fundador da MV Agusta para a Fabricante de Motos.
Em 19 de janeiro de 1945, o conde Domenico Agusta fundou a Meccanica Verghera Agusta, mais conhecida como MV Agusta. Depois do sucesso da Mondial 125 na classe ultraleve do campeonato mundial inaugural de 1949, o conde viu o valor nas corridas.

Veja também: Nova MT-09 2022
Para transformar MV em um candidato genuíno, a Agusta contratou o mecânico-chefe da equipe de corrida da Gilera, Arturo Magni. Seu irmão mais novo, Andrea, seguiria sua liderança e se tornaria um mecânico da equipe de corrida em formação.
No início dos anos 50, os Magni transformaram a equipe em um time vencedor do campeonato. Entre 1952 e 1974, MV Agusta dominou a série Grand Prix, ganhando seis campeonatos de 125 cc, quatro coroas de 250cc, 10 títulos de 350cc e 18 campeonatos de 500cc.
As lendas das primeiras corridas de Grande Prêmio se beneficiaram da obra dos Magni, com Carlo Ubbiali, John Surtees, Mike Hailwood, Giacomo Agostini e Phil Read ganhando títulos durante esse período.
Infelizmente, após a morte do conde Domenico Agusta em 1971, a situação financeira da MV Agusta forçou a marca a desocupar a grelha do campeonato mundial em 1976. Como resultado, Arturo Magni mudou-se para fundar a Magni Moto.
A marca é conhecida por seu MH1 com motor Honda e MB1 e MB2 com motor BMW. Mais recentemente, a Magni Moto produziu o Italia 01/01, um retrocesso do Grande Prêmio de estilo clássico dedicado ao falecido Arturo Magni, que faleceu em 2015.
Infelizmente, a marca anunciou recentemente a morte do irmão mais novo de Arturo, Andrea Magni, em uma postagem no Facebook em 3 de fevereiro de 2022. A postagem incluía uma foto de Andrea ao lado de Nello Pagani, Arturo Magni e John Surtees no TT da Ilha de Man de 1958 .
Naquele ano, a MV Agusta conquistou a classificação, com John Surtees vencendo as categorias Junior TT (350cc) e Sênior TT (500cc). Com a ajuda de Magni, Carlo Ubbiali também dominou o TT Ultra-Leve (125cc) e Tarquinio Provini venceu o TT Leve (250cc).