Yamaha Niken: concorrente direto é especulado, confira tudo!

Yamaha Niken: concorrente direto é especulado, confira tudo!

A Yamaha Niken tem conquistado o mercado de motocicletas de três rodas desde sua estreia em 2018. Embora o segmento comande apenas uma fração do mundo do motociclismo, isso não impediu que a Honda e a Kawasaki desenvolvessem seus próprios projetos. Ainda assim, o Niken continua sendo o único triciclo inclinado a chegar à linha de produção.

Em setembro de 2020, as patentes revelaram que a Aprilia também estava projetando uma moto de três rodas com base na naked Mana 850 descontinuada da empresa. Esses projetos iniciais incluíam um sistema de ligação de estilo paralelogramo semelhante ao Niken, mas o design da Aprilia empregava suspensão de triângulos duplos para conectar a roda aos suportes de liga fundida de um lado.

A Yamaha Niken terá um concorrente direto?
Aprilia projeta moto de três rodas com base na naked Mana 850

Veja mais: GSX-S950 2022

Na traseira, o protótipo replicado alavancou o quadro do Mana, V-Twin de 839cc, suspensão e carenagem. No entanto, as últimas patentes da Aprilia mostram que a fábrica de Noale superou esses projetos iniciais. Optando por um layout de suspensão simplificado, a nova configuração abandona as suspensões originais de duplo triângulo e os componentes Mana 850.

As novas patentes confirmam que a geometria de inclinação em estilo paralelogramo permanece, mas as ligações em estilo tesoura agora ajudam as pernas telescópicas a suspender o triciclo. A Aprilia oferece um design que utiliza uma junta esférica na parte superior do suporte, enquanto um único link de direção reforça a seção inferior. A empresa-mãe da Aprilia defendeu um sistema de inclinação de estilo paralelogramo com sua inovadora scooter MP3, mas a Aprilia está mantendo todas as suas opções na mesa.

Isso inclui tudo a ré da extremidade dianteira de duas rodas. As patentes apresentadas em outubro de 2019, mas publicadas recentemente, mostram uma estrutura de treliça conectada ao aparelho basculante, mas não inclui um motor ou braço oscilante. Há especulação de que o gêmeo paralelo de 100 cavalos de potência e 660 cc da marca poderia alimentar o triciclo inclinado se a Aprilia autorizar a produção.

Ainda teremos que esperar que a empresa anuncie oficialmente tal movimento, mas as últimas patentes exibem um progresso acentuado até agora. O que você achou dessa patente? Deixe seu comentário e divirta-se com as outras notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *