Excelle 525X: O clone chines da BMW F 850 GS

Excelle 525X: O clone chines da BMW F 850 GS

A Excelle, uma fabricante chinesa de motocicletas, lançou a 525X ADV, que, como outras motocicletas chinesas, empresta certos elementos de design de fabricantes maiores e mais estabelecidos – neste caso, a BMW F 850 GS. Afinal, é um terço do preço da fera da Baviera, mas possui recursos que até a máquina alemã de ponta não possui.

Vamos começar com o, digamos, aspecto mais intrigante: o estilo. Por causa do farol de LED, você pode não notar a semelhança com a BMW imediatamente, mas, além disso, há apenas um pouco de estilo único. Quer dizer, até o colorway é semelhante ao do Bimmer. Além disso, o design do tanque, carenagem, alojamento de instrumentos e bico são todos de estilo semelhante na Excelle 525X. Até os aros com raios de arame pintados de ouro se parecem muito com os da F 850 GS.

Excelle 525X o clone da BMW F 850 GS
A Excelle 525X tem atributos para competir com a BMW F 850 GS?

Veja mais: YAMAHA TT-R 230 2022

As coisas são um pouco diluídas quando se trata de desempenho. Um motor bicilíndrico paralelo refrigerado a líquido de 493,9 cc produz 53 cavalos de potência, impulsionando o robusto ADV chinês. Não podemos deixar de nos perguntar se este é, mais uma vez, um clone entediado do motor CB500 da Honda. É acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades com embreagem assistida. Para comparação, o motor bicilíndrico paralelo de 853 cc da BMW produz 95 cavalos de potência.

Os sistemas de suspensão e freios da imitação chinesa não são tão ruins. O 525X possui um garfo KYB USD ajustável com 195 mm de curso e um monoamortecedor traseiro de 200 mm. A BMW, por outro lado, possui um garfo dianteiro não ajustável, mas um monoamortecedor totalmente ajustável. O sistema de freios da Excelle 525X é composto por pinças Kailing com discos duplos de pétala na frente e um único disco na traseira. A Excelle oferece ainda uma versão de braço oscilante de um lado.

A Excelle 525X está muito bem equipada em termos de recursos. O 5X tem tudo, desde adaptadores de LED duplos integrados e um painel de instrumentos compatível com smartphone. Acho que é uma questão de ver quanto tempo esses recursos técnicos vão durar antes desses recursos instáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *