MotoGP 2022: O campeão de Moto2 vai se curar a tempo?

Quando Wayne Gardner tornou-se o primeiro australiano a vencer o Campeonato do Mundo de 500cc em 1987. Em 1992, o piloto da Rothmans Honda aposentou-se da série de Grandes Prémios. Trinta anos depois, seu filho, Remy Gardner, assumirá o manto da MotoGP após uma temporada vencedora do título de Moto2 e uma intensa rivalidade com o companheiro de equipe Raul Fernandez. Mas vamos ao MotoGP 2022.

Enquanto a temporada de 2021 de Gardner foi quase impecável, com o australiano caindo apenas em uma corrida, o treinamento fora de temporada do piloto da Tech 3 KTM não está indo tão bem. No sábado, 15 de janeiro de 2022, Gardner caiu durante uma sessão de treinamento de pré-temporada de motocross. O impacto resultou em uma pequena fratura no pulso direito do piloto.

Testes da MotoGP
Remy Gardner fratura o pulso antes do primeiro teste de Shakedown da MotoGP

Veja mais: Kawasaki Z900 2022

Felizmente, o Dr. Xavier Mir, do Hospital Universitário Dexeus, operou rapidamente o novato de MotoGP, inserindo dois parafusos no braço direito de Gardner. O australiano começará a reabilitação do pulso direito lesionado em 21 de janeiro de 2022. Também conhecido como hoje. 

Enquanto o piloto de 23 anos está no caminho da recuperação, o caminho para o primeiro teste de shakedown (treino rápido para testar a moto ou partes colocadas nela pela primeira vez na pista, assim como testar suas funções básicas de funcionamento antes de fazer um teste completo) no Circuito de Sepang, na Malásia. Antes dos pilotos veteranos de MotoGP entrarem na pista de 5 a 6 de fevereiro de 2022, estreantes e pilotos de teste terão acesso antecipado às máquinas de 2022 com um teste de três dias, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2021.

Com apenas 11 dias para curar suas feridas, o atual campeão da Moto2 pode ter que perder sua primeira chance na moto Tech 3 KTM de 2022. Claro, vimos alguns pilotos retornarem de lesões piores em menos tempo, mas o controle do acelerador de Gardner pode sofrer até que seu pulso direito esteja totalmente curado.

Gardner é um dos quatro estreantes no paddock da MotoGP este ano, com Fabio Di Giannantonio a correr pela Team Gresini Racing, Darryn Binder com a equipa WithU RNF Yamaha e Marco Bezzecchi a juntar-se à equipa VR46 de Valentino Rossi. O estreante final da mistura é o companheiro de equipe de Gardner na Tech 3 e fecha o rival Raul Fernandez.

Todos os quatro pilotos ganharão uma vantagem sobre Gardner se ele não puder voltar à saúde a tempo do teste de shakedown, mas com o teste de Mandalika agendado para 11 a 13 de fevereiro de 2022 e o teste de Jerez agendado para 22 a 24 de fevereiro, 2022, Gardner terá outra chance na KTM RC16 antes da primeira rodada no Qatar.