A Yamaha optou por revelar o MT-10 2022 fortemente revisado antes do EICMA 2021, mas tinha um ás na manga com o protótipo da Yamaha Tenere 700 Raid. Apoiando-se na linha de design do Dakar, a Team Blue aumentou a capacidade off-road do T7 com componentes Genuine Yamaha Technology Racing (GYTR), como uma ECU (módulo de injeção) dedicada e grampos triplos de alumínio usinados em CNC.
A suspensão do Tenere 700 também recebeu uma atualização com 48 mm, dianteira invertida KYB digna de rally e um sistema de monoamortecimento e articulação revisado que rende 10,2 polegadas de curso. Muitos críticos reclamaram dos freios sem brilho do T7, então a Yamaha equipou o Rally Prototype com um novo cilindro mestre com um rotor dianteiro de 300 mm e um disco traseiro de 267 mm. Enquanto o protótipo equipava a aventureira de peso médio para o terreno off-road mais retorcido, novas patentes revelam que a Yamaha está adotando uma abordagem mais conservadora com o modelo de produção.
Veja mais: Nova MT-03 2022
O T7 Raid exibido na EICMA apresentava um tanque de combustível auxiliar montado no chassi auxiliar. Nas últimas patentes, um tanque adicional permanece, mas Iwata opta por um design de tanque duplo e mantém a seção traseira da Tenere padrão. Semelhante à BMW R 1250 GS Adventure e à Husqvarna 701 Enduro LR, o tanque extra atende a exploradores off-road de longa distância. Infelizmente, as patentes não divulgam a capacidade de combustível do 700 Raid.
Devido à configuração de tanque duplo, a Yamaha ajusta a carroceria para acomodar a circunferência extra. Os protetores de colisão parecem estar integrados nos painéis laterais, enquanto as novas carenagens se estendem mais para baixo na lateral da moto, proporcionando cobertura extra. Infelizmente, o pára-lama dianteiro montado no protótipo dá lugar ao pára-lamas de acabamento padrão.
Um novo design da caçamba protege o material rodante, enquanto os defletores de vento laterais e um para-brisa mais alto mantêm o cockpit confortável. As acomodações do piloto melhoram graças a um assento mais longo e pedais serrilhados voltados para uma condução off-road agressiva. O traço vertical também parece receber um display TFT, o que seria uma atualização marcante em relação ao painel LCD do modelo padrão.
Embora o protótipo tenha se beneficiado de um escapamento Akrapovic e suspensão KYB de especificação superior, parece que esses recursos serão acessórios adicionais, em oposição ao equipamento de estoque no modelo de produção Yamaha Tenere 700 Raid. Obviamente, a Yamaha posiciona o T7 básico no extremo econômico do espectro ADV de peso médio. A marca poderia adotar a mesma abordagem com o Raid, optando pelos clientes para atualizar seu equipamento inspirado em rally com peças de desempenho que correspondam às suas habilidades e ambições.