Novo conceito de moto é apresentado pela Intellias na CES 2022 e divide opiniões

A empresa ucraniana de tecnologia chamada Intellias cria soluções de software para vários setores diferentes. Enquanto opera no espaço automotivo há algum tempo, a CES 2022 apresentou a estreia de um conceito de motocicleta auto-equilibrada da Intellias. Está posicionando essa ideia como uma que poderia “permitir o controle autônomo do veículo em baixa velocidade”, de acordo com um comunicado.

O sistema, como você pode esperar, utiliza sensores que acompanham os movimentos da sua moto. Segundo a própria descrição da Intellias, “o sistema automático monitora o ângulo de desvio do eixo vertical e a razão de descida, e ajusta a posição da motocicleta, movendo o guidão na direção certa para estabilizar”.

Empresa ucraniana de tecnologia Intellias mostra novo conceito de moto na CES 2022
Empresa ucraniana de tecnologia Intellias mostra novo conceito de moto na CES 2022

Veja também: Nova Hornet 2022

A empresa prevê este sistema como sendo particularmente útil para “novos motoristas” que podem ter dificuldade em se equilibrar enquanto se movem em velocidades lentas e até moderadas, principalmente no trânsito e congestionamentos. Tal como acontece com os conceitos anteriores de motocicletas de auto equilíbrio, é claro que também há um argumento a ser feito para motociclistas com deficiência, que podem se ver capazes de desfrutar de uma moto novamente com o advento de tecnologias auxiliares como essa. Esses são casos de uso extremamente legais e positivos para um sistema como esse.

No entanto, uma questão diferente surge inevitavelmente nas mentes das pessoas que já adoram andar de moto. Muitas vezes, existem algumas diferenças fundamentais na forma como motoristas e passageiros abordam seus veículos e, às vezes, dispositivos como esses fazem parecer que definitivamente não estamos falando a mesma língua.

“Essa divergência de pensamento é o motivo pelo qual a maioria dos pilotos acha a ideia de motos autônomas ou parcialmente autônomas, hum, desagradável (para dizer educadamente). Se você tem uma moto que pode andar sozinha, qual é o sentido de andar de moto? Nós pilotamos principalmente para a diversão e prazer de toda a experiência. Fazer entregas ou chegar a lugares que precisamos ir é um bônus adicional, mas poderíamos ter pegado qualquer outro meio de transporte para fazer a mesma coisa. Escolhemos viajar para algum lugar por um ou mais motivos (capitalização intencional e emocional)”

Intellias