Ana Carrasco está acostumada a encontrar seu nome nos livros de recordes do motociclismo. Em 2013, a espanhola tornou-se na primeira mulher a marcar um ponto no Campeonato do Mundo de Moto3 com um décimo quinto lugar no Grande Prêmio da Malásia. Uma vez que Carrasco se mudou para o Campeonato Mundial de Supersport 300 (WorldSSP 300), ela se tornou a primeira mulher a vencer uma rodada do campeonato mundial sancionada pela FIM em 2017. Agora a piloto está de volta ao Moto3 em 2022.
Em 2018, a piloto da Provec Kawasaki voltou às manchetes ao se tornar a primeira mulher a vencer um campeonato mundial de corridas de estrada com o título do WorldSSP 300. Infelizmente, Carrasco lutou contra uma lesão na coluna em 2020, mas voltou ao degrau mais alto na rodada de Misano de 2021. Isso marcou a vitória final de Carrasco na classe, já que tanto a piloto quanto a Kawasaki anunciaram oficialmente a saída da número 11.
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“Correr é difícil, não apenas na pista onde as pessoas veem, mas também em momentos como este, quando você tem que tomar decisões difíceis”, explicou Carrasco. “Minha ambição é sempre crescer como piloto, estabelecer novos objetivos que os outros consideram impossíveis e alcançá-los”, complementou.
Carrasco enfrenta uma tarefa desafiadora pela frente. Durante a primeira passagem da piloto na Moto3 de 2013-2015, ela somou apenas 9 pontos e correu por três equipes diferentes. Com os líderes Dennis Foggia e Sergio Garcia continuando a empurrar o ritmo, a readaptação para a série Grand Prix também levará algum tempo para a campeã do WorldSSP 300 de 2018.
Para se manter em forma antes do primeiro teste de pré-época, Carrasco participou no teste oficial do Campeonato do Mundo de Superbike (WSBK) no circuito de Jerez a bordo de uma Kawasaki Supersport 600cc. Embora Carrasco tenha negócios inacabados para cuidar na Moto3, isso não facilita sua saída do WorldSSP 300.
“Esta oportunidade de correr na Moto3 é um passo lógico em minha mente, mesmo que o passo emocional seja difícil”, acrescentou Carrasco. “Gostaria de agradecer a todos na Kawasaki que realmente me fizeram sentir parte de uma família de corridas, é claro, às minhas equipes de box e equipe ao longo desses anos que me deram a melhor máquina para competir, além da Provec, que criou um ambiente profissional que foi simplesmente incrível”, anunciou. Com Carrasco de volta aos comandos da Moto3, mal podemos esperar pelo início dos testes de pré-temporada.