O mês de janeiro foi positivo para a venda de motocicletas no país, fechando o último mês com um total de 89.865 emplacamentos, o que apresentou ainda assim uma leve desaceleração sobre o valor total que foi registrado no mês de dezembro de 2021.
O balanço do número total de vendas e emplacamento de motos foi divulgado pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ainda assim, o total de motocicletas que foram licenciadas no primeiro mês do ano foi 4,49% maior do que o mesmo mês do ano de 2021.
Depoimento do Presidente da Fenabrave
Para o Presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr, a demanda por motocicletas no Brasil ainda está em alta, porém ele não escondeu que será possível termos de enfrentar novos desafios em um futuro próximo, ainda mais considerando a dificuldade das concessionárias que estão com falta de equipamentos em estoque, além do aumento da taxa de juros.
Neste momento, a aprovação para o financiamento de um veículo está em uma média de 37% de cada proposta que chega aos bancos brasileiros. As vendas também estão se mantendo em um bom nível, porém a dificuldade por crédito pode acabar mudando um pouco essa situação, dificultando ainda mais as vendas do setor.
Honda segue na liderança entre as motos mais vendidas
A liderança de motos mais vendidas segue para a Honda, com 67.457 motos que foram licenciadas e dessa forma comemorando uma presença de 77% no mercado brasileiro. É seguida bem de longe pela Yamaha, que emplacou 16.955 unidades no último ano.