Keith Huewen faz revelação sobre carreira de piloto na MotoGP

O podcast Crash.net MotoGP desta semana com Keith Huewen discute o preocupante retorno da diplopia de Marc Marquez após seu enorme acidente em Mandalika e o que acontece a seguir.

Afastado do MotoGP da Indonésia depois de ter sido diagnosticado com uma concussão após o aquecimento, o seu quarto acidente no fim-de-semana, Márquez começou a sentir desconforto com a visão na viagem de regresso a Espanha.

Keith Huewen revela estar preocupado com Marc Marquez
Keith Huewen revela estar preocupado com futuro de Marc Marquez

Veja também: Yamaha Fazer 250 2023

Exames médicos posteriormente confirmaram o retorno (pela terceira vez) dos problemas de visão dupla que mantiveram Márquez fora de uma motocicleta por vários meses no final do ano passado.

A lesão no nervo do olho direito de Márquez é felizmente descrita como ‘menos grave’ desta vez, com uma nova verificação no início desta semana devido a fornecer um ‘período de recuperação estimado para retornar à competição’.

“Esta lesão não é como um osso quebrado que pode ser consertado ‘mecanicamente'”, disse o ex-campeão britânico e piloto de GP Huewen. “Uma lesão ocular é para mim, sendo completamente não médica, um pouco como uma lesão cerebral. É algo sobre o qual você não pode fazer nada. É o que é e você tem que superar quaisquer que sejam as circunstâncias.

“Toda vez que ele cair – e toda vez que ele se recuperar disso agora – ele ficará subconscientemente nervoso com tudo o que costumava fazer naturalmente. Isso terá um efeito agravante em seu desempenho e bem-estar mental”.

“Infelizmente, para mim parece que, devido a lesões, Marc Márquez está chegando ao fim de uma carreira que parecia ter uma maneira justa de correr. Sabemos que seu estilo é salvar o insalvável e o que não pode se transformar em grandes acidentes.”

“Estou muito preocupado que não façamos o suficiente sobre lesões na cabeça e concussões na MotoGP. É um assunto difícil porque pode ser difícil diagnosticar cada indivíduo corretamente.”

“No caso de Márquez, ele teve outra pancada enorme na cabeça e causou a lesão no olho novamente. Por quanto tempo ele pode continuar fazendo isso? Não muito mais, na minha opinião.”

O editor de MotoGP do Crash.net, Peter McLaren, disse: “Foram dez anos entre o primeiro caso de visão dupla na moto de Moto2 em 2011 e o segundo caso em outubro passado, há uma preocupação óbvia nisso sozinho.”

“Apenas no lado humano, a maioria de nós conhece alguém que passou por uma longa recuperação de uma lesão ou doença e depois teve uma recaída. Mentalmente, deve ser uma situação horrível para Marquez estar agora, tendo passado por algo e então ter tudo de volta novamente.”

“O check-up desta semana será importante no que diz respeito ao que acontece com Marc nesta temporada.” Huewen acrescentou: “E este check-up precisa ser supervisionado por alguém do MotoGP. Tenho certeza que Marc não vai voltar antes de estar 100%, mas voltando à comparação de lesões mecânicas pode passar por uma carga de dor e pode não ter todo o movimento ou força muscular, mas ainda pode andar porque você pode superar essa situação.”

“Mas se você tem uma concussão, uma lesão cerebral ou uma lesão no olho, é muito mais difícil legislar. Quem disse que o olho dele está recuperado? Os pilotos que são pilotos vão pilotar se tiverem uma oportunidade, principalmente se acharem que podem contornar o pequeno problema que eles têm.”

“Então, isso vai levantar várias perguntas nas próximas semanas. Quem está verificando as verificações? Quem está verificando o cara que diz que está bem? Que testes existem para isso? Não sei o suficiente sobre esse tipo de lesão, estamos todos tentando entender mais, mas parece algo que pode voltar a qualquer momento.”

Keith Huewen, McLaren e o apresentador do podcast Harry Benjamin também mergulham na proibição da MotoGP de sistemas de altura dianteira para 2023, as ‘bolsas’ pós-corrida entre Fabio Quartararo e Jack Miller em Mandalika, os problemas de capacete molhado de Remy Gardner e as previsões para o argentino deste fim de semana MotoGP.