Japonesas criam empresas de baterias intercambiáveis adaptadas a motos

Pelos cinco gigantes japonesas mediram os seus esforços e anunciaram uma parceria com a Gachaco, que é uma empresa focada no desenvolvimento de um sistema para compartilhamento de baterias intercambiáveis voltadas para motocicletas elétricas.

Japonesas criam empresas de baterias intercambiáveis adaptadas a motos

A parceria une as montadoras Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha além da petrolífera ENEOS. Também já ficou definido que a nova empresa entrará em atuação já a partir deste mês e os estudos vão tratar de encontrar uma padronização para as baterias, além de uma elaboração da infraestrutura necessária para que todas as operações sejam feitas com sucesso no serviço.

Iniciativa é mais uma ação de consórcio criado em 2019

Essa iniciativa é mais um desdobramento do Consórcio que foi criado ainda em 2019 por pelo menos quatro montadoras japonesas, mesmo ano em que elas deram início aos estudos para a criação padrão de baterias que prometem ser empregadas em veículos elétricos de duas rodas.

A ENEOS será a responsável por contribuir com a plataforma Baas (Battery as a Service) que vai tratar da parte de mobilidade elétrica e de outros sistemas para a reciclagem de baterias.

Fabricantes japonesas seguem em fase de estudos para as baterias

De outro lado, tanto Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha vão seguir em fase de estudos para o desenvolvimento de um padrão para baterias intercambiáveis feitas para motocicletas elétricas, além da atuação no conjunto de tecnologias comuns.

Se engana quem pensa que essa será a única iniciativa nesse sentido. As operações da Gachaco vão continuar no próximo semestre e com um serviço para utilizar as baterias Honda Mobile Power Pack.