Honda pode estar com um GB750 em curso

A Honda começou a trabalhar no outono de 2022. Depois de estrear o CB750 Hornet na Intermot em outubro, Big Red nos atingiu com uma combinação dupla ao lançar o XL750 Transalp na EICMA. Ambos os modelos alavancaram emplacamentos históricos da Honda, mas defenderam um novo motor de gêmeos paralelos para atender às demandas atuais da classe média.

Honda pode estar com um GB750 em curso
GB750

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De acordo com a mídia japonesa Autoby, a marca pode ter mais um truque na manga na forma de um GB750. Até agora, a publicação atribui tais especulações a “rumores” de origem europeia. Essas perspectivas estreitas não impediram a Autoby de simular uma renderização digital do potencial clássico moderno.

Em verdadeira forma retrô, o conceito abandona a linguagem de design decididamente angular do Hornet para uma silhueta mais atemporal. Isso significa adotar uma célula de combustível estilo CB vintage com uma pintura dos anos 70, um banco corrido e painéis laterais retrô. Não vamos esquecer o farol redondo único, o painel circular, o guidão alto e as forquilhas.

Infelizmente, todas as alterações do Autoby não se resumem a uma simples troca de peças. O CB750 Hornet apresenta uma suspensão traseira monoshock enquanto as molas rasgadas para uma configuração de dual-shock. Tal alteração exigiria extensa engenharia e fabricação. Ainda assim, se o Team Red lançar algo próximo a esta maquete, conte-nos como o primeiro da fila. Por outro lado, temos que analisar também a praticidade de tal modelo.

Por vários anos, a Yamaha e a Kawasaki já exploraram esse território nostálgico com o XSR700 e o Z650RS, respectivamente. O bLU cRU baseou seu neoclássico em seu sempre popular MT-07, enquanto o Green Team desenvolveu seu roadster retrô no testado e aprovado Z650. A Honda poderia seguir o mesmo caminho com um GB750 e o CB750 Hornet existente.

Independentemente de sua concorrência externa, a Honda precisa avaliar o potencial do GB750 para canibalizar outras ofertas de marcas. Por exemplo, a CB650R já atrai o público vintage com sua estética neocafé. No entanto, um moinho de quatro cilindros em linha e suas sugestões de design futurista podem não atrair o mesmo público que um GB750.

Obviamente, a Honda já oferece um GB350 (Japão) e H’Ness CB350 (Índia), portanto, um peso médio clássico moderno se encaixaria perfeitamente na linha atual da empresa. No final, um GB750 ainda exigiria investimentos adicionais da Big Red (patentes, marcas registradas, etc.) e precisamos ver mais antes de creditar esses rumores.