O mercado de motos elétricas está crescendo em um ritmo vertiginoso, especialmente na Europa, onde o mercado é acelerado por dois fatores principais. Por um lado, os incentivos do governo para fabricantes e consumidores que adotam a eletricidade adoçam o negócio. Por outro lado, o mercado iniciante é o campo de provas perfeito para a nova tecnologia de motocicletas elétricas.
Veja mais: Nova Honda Twister 2023
As novas motos elétricas SR8 da marca francesa Rider. Uma marca premium do distribuidor elétrico de duas rodas Go2roues, Rider tem pilotos iniciantes em sua mira com o SR8, que é uma máquina equivalente a 125cc. No entanto, seu preço é tudo menos amigável para iniciantes. Com 9.249 euros, o que significa cerca de R$ 50.000, o SR8 é tudo menos barato, e você pode comprar uma máquina movida a gasolina de última geração por esse troco.
Desempenho das motos elétricas SR8 Sportbike
Bem, quanto ao desempenho, realmente não é muito. Como mencionado, é uma moto esportiva equivalente a 125cc, portanto não pode produzir mais de 15 cavalos de potência, de acordo com as regras e regulamentos relativos a motocicletas iniciantes. Na realidade, o motor elétrico do SR8 produz uma potência máxima de 11 quilowatts, o que equivale a cerca de 14,7 cavalos de potência. Certamente parecerá muito mais rápido do que uma máquina movida a gasolina, pois tem todo o seu torque disponível (103,6 lb-ft) no momento em que você acelerar. De acordo com Rider, o SR8 tem uma velocidade máxima de 150 km por hora.
Quanto à bateria, o SR8 está embalando uma bateria de 7,2 quilowatts-hora com um alcance bastante sem brilho de 120. De fato, se você está animado com o acelerador, não espere chegar perto desse número. Pior ainda, não possui nenhuma tecnologia inovadora de carregamento rápido, com um tempo de carregamento de cinco horas e meia em estações de carregamento públicas ou 10 horas em uma tomada doméstica padrão.