Aprilia Tuareg 660: Um renascimento off-road de Rally

O novo projeto off-road verá a Aprilia contar com Jacopo Cerutti para o desenvolvimento da nova versão rally-raid, competição, da Aprilia Tuareg 660, e conta com o envolvimento de Romano Albesiano e Massimo Rivola.

Até agora, o foco de Albesiano e Rivola foi dedicado quase inteiramente ao MotoGP. A Aprilia deu grandes passos nos últimos anos e venceu sua primeira corrida de MotoGP na temporada passada com Aleix Espargaró na Argentina. Claramente, o departamento de corridas da Aprilia agora busca desafios adicionais.

Aprilia Tuareg 660: Um renascimento off-road de Rally
Aprilia Tuareg 660

Veja mais: Nova Honda Hornet 2023

A assistência técnica à Aprilia será também prestada pela GCorse, empresa dirigida pelos irmãos Guareschi (Vittoriano e Gianfranco).

Como está o projeto com a Aprilia Tuareg 660:

A GCorse já trabalhou no Tuareg 660 no Campeonato Italiano de Automobilismo de 2022, enquanto em 2023 verá uma continuação do trabalho de desenvolvimento.

Quanto aos pilotos: o já mencionado Cerutti é várias vezes campeão italiano e uma vez campeão europeu de enduro, e tem seis partidas do Rally Dakar em seu nome; enquanto o segundo piloto para Cerutti será Francesco Montanari, que fez sua estreia no Tricolore Motorally no ano passado.

Com o seu novo projeto todo-o-terreno, a Aprilia aponta para a competição de rally-raid. Ainda não se sabe exatamente em quais rally-raids ele tentará competir em escala global.

O Dakar é, obviamente, o evento de rally-raid mais famoso. A Aprilia competiu pela primeira vez no Dakar em 1989 com o Tuareg original. A última aparição da Aprilia no Dakar foi com o RXV Rally 450 em 2012. No entanto, não há categoria ‘trail’ no Dakar. A única categoria de motocicletas é para máquinas de 450cc, como a já mencionada RXV.

O comunicado de imprensa da Aprilia, no entanto, tem como título “De volta à África”. Talvez, então, ralis como o Africa Eco Race ou o Tunisia Desert Challenge estejam no radar da Aprilia.

Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, disse: “Com seu projeto ‘Back to Africa’, a Aprilia Racing está retornando ao mundo das corridas off-road, às corridas que forjaram a divisão. Queremos continuar crescendo no mundo dos Grandes Prêmios de motociclismo e nas corridas de pista. Queremos descobrir novos talentos através do nosso Campeonato SP 250 e do Troféu RS 660, mas também estamos a embarcar num projeto completamente novo com a extraordinária Aprilia Tuareg. É um sinal adicional de desenvolvimento para uma divisão de corrida que cresceu significativamente nos últimos anos, alcançando resultados nunca antes vistos pela Aprilia”.

Romano Albesiano, Diretor Técnico da Aprilia Racing, disse: “Estamos pegando o bastão de uma história de grandes sucessos. A Aprilia é a única marca italiana a ter vencido uma etapa do Rally Dakar, e em 2010 conquistamos o último pódio na classificação geral. Estes são apenas os primeiros passos de um projeto completamente novo, e o objetivo da temporada 2023 será nos colocar no caminho que nos levará de volta às grandes corridas no deserto, mas uma coisa é certa, a moto será forjada de os valores que sempre marcaram os esforços de corrida da Aprilia, ou seja, inovação a serviço do desempenho”.