Vendas de motocicletas Harley-Davidson caíram 8% em 2022

Em 2 de fevereiro de 2023, a Harley-Davidson anunciou seus resultados financeiros completos de 2022, bem como os resultados do quarto trimestre de 2022. As remessas da LiveWire relatadas separadamente também aumentaram 30% em relação ao ano anterior, embora os números não tenham sido especificados nas vendas de motocicletas.

Vendas de motocicletas Harley-Davidson caíram 8% em 2022
Harley-Davidson

Veja mais: KTM 390 Adventure: Um modelo básico para aventureiras

No quarto trimestre de 2022 viu a Motor Company enviar e não vender 34.000 motocicletas, o que representa um aumento de 18% em relação às 28.900 unidades enviadas no quarto trimestre de 2021. Isso contribuiu para um número de remessas no ano inteiro de 193.500 motocicletas, em comparação com as 188.000 enviadas ao longo de 2021. No geral, as remessas de motocicletas aumentaram três por cento no final de 2022.

Como funcionam as Vendas de motocicletas Harley-Davidson

Com a divisão oficial da LiveWire em sua própria unidade no início do ano, a Harley-Davidson agora divide seus relatórios em três segmentos: Harley-Davidson Motor Company, Harley-Davidson Financial Services e LiveWire que inclui motos elétricas STACYC. Se referindo a todos os três segmentos juntos, o nome da entidade corporativa apropriada agora está listado como Harley-Davidson, Incorporated.

Ao longo de 2022, as vendas globais de motocicletas Harley-Davidson,excluindo LiveWire, caíram ligeiramente. Nas Américas, 19.200 motos foram vendidas no quarto trimestre de 2022, em comparação com 19.500 no quarto trimestre de 2021. Na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), 6.600 motos foram vendidas no quarto trimestre de 2022, um por cento acima das 6.500 vendidas no quarto trimestre de 2021.

A região da Ásia-Pacífico teve o maior salto nas vendas no quarto trimestre de 2022, com 7.500 motos vendidas, em comparação com as 6.800 vendidas no quarto trimestre de 2021. Finalmente, na América Latina, as vendas do quarto trimestre de 2022 registraram 600 motos vendidas, em comparação com 1.000 no quarto trimestre de 2021.

O impacto em arrecadações

A LiveWire continuou a relatar perdas operacionais, tanto no quarto trimestre de 2022 quanto durante todo o ano de 2022. Compreensivelmente, atribui esses números ao desenvolvimento de produtos e custos de investimento em talentos. Essas perdas aumentaram de R$ 100 milhões no quarto trimestre de 2021 para R$ 150 milhões no quarto trimestre de 2022 e de R$ 350 milhões no ano de 2021 para R$ 425 milhões em 2022. A Harley anota ambas as comparações como não significativas em seus relatórios de resultados, pois considera apoiar a nova empresa.

A Harley também ofereceu suas perspectivas para 2023 durante esta apresentação, com expectativas de crescimento modesto para HDMC, um aumento nas unidades LiveWire enviadas para entre 750 e 2.000 motos e uma janela de perda operacional da LiveWire entre R$ 575 milhões e R$ 625 milhões. Ele também prevê um retorno a um nível de lucratividade historicamente saudável no próximo ano.