Neste momento, podemos certamente dizer que a indústria de motocicletas elétricas ainda está em sua infância. Isso é especialmente verdadeiro se observarmos o quanto a tecnologia de combustão interna avançou desde seu início, há mais de um século. No entanto, a tecnologia encontrada nas motocicletas de hoje certamente oferece uma interessante plataforma de lançamento para as máquinas do futuro. Basta dizer que o céu é o limite, especialmente agora. E foi o que um designer fez nesta BMW x NVIDIA.
Veja mais: Yamaha YZF-R15M recebe atualizações tecnológica
Na verdade, pensar fora da caixa é o que muitos designers estão fazendo, vislumbrando ideias para o futuro do motociclismo. Veja, por exemplo, esta máquina conceito BMW x NVIDIA. O projeto do designer Aaryaman Mistry de Pune, Índia, é o crossover que os nerds de jogos e os aficionados por motocicletas nunca pensaram que precisavam. Bem, não sou um jogador, mas até eu já ouvi falar da tecnologia que a NVIDIA traz para a indústria de computadores. Atualmente, é um dos maiores fabricantes de hardware especializado em jogos e gráficos.
BMW x NVIDIA e a tecnologia já existente:
Na verdade, a robustez da tecnologia necessária para rodar gráficos e jogos sofisticados não é brincadeira, e pode muito bem se encontrar alimentando sistemas encontrados em motocicletas elétricas no futuro. Isso é o que Aaryaman Mistry tem em mente. Mais particularmente, ele espera que as motos do futuro possam ter uma filosofia semelhante de plug-and-play e faça você mesmo. Claro, os construtores personalizados fazem isso há anos, mas as perspectivas que a eletrificação traz para a mesa são, sem dúvida, empolgantes.
Quanto à moto conceitual em questão, a bateria fica no centro da moto, proporcionando estabilidade e baixo centro de gravidade. Além disso, os componentes eletrônicos da moto estão previstos para serem fabricados pela NVIDIA, como o sistema de refrigeração líquida dos motores elétricos. A moto foi projetada com dois motores elétricos integrados às rodas de fibra de carbono, então sim, esta será uma moto com tração nas duas rodas. Além disso, o designer elaborou um chassi exclusivo que contribui para uma ergonomia variável. Isso significa que o piloto desta máquina futurista poderá alterar a ergonomia da moto em questão de segundos.
Estrutura do conceito futurista:
Por último, mas não menos importante, a moto é construída em torno de uma estrutura de ponte em forma de ômega com um braço oscilante dianteiro e traseiro simétrico. Isso significa que a moto será dirigida por meio de um sistema de direção central, semelhante ao que o Bimota Tesi H2 emprega. Este sistema não apenas fornecerá uma aparência única e futurista, mas também oferecerá conformidade de suspensão incomparável, ao mesmo tempo em que elimina o mergulho do freio. No caso do BMW x NVIDIA, pode até permitir que o piloto ajuste as medidas de inclinação, trilha e distância entre eixos com o apertar de um botão.
Claro, tudo apresentado neste conceito é exatamente isso, um produto da imaginação de uma mente criativa. Dito isso, toda a tecnologia encontrada no conceito BMW x NVIDIA já existe de uma forma ou forma. É só uma questão de juntar tudo em uma única máquina.