Autonomia continua a ser o fator limitante quando se trata de veículos elétricos, especialmente com scooters e motocicletas elétricas. Para resolver isso, vários fabricantes recorreram à tecnologia de troca de bateria, ao mesmo tempo em que desenvolveram tecnologia de carregamento rápido. A i-One chega para tentar resolver isso.
Veja mais: Honda pode lançar CBR750R em um futuro próximo
A fabricante taiwanesa Kymco foi uma das primeiras a inovar no segmento de motocicletas elétricas, com modelos empolgantes como a RevoNEX e a SuperNEX apresentadas diversas vezes na EICMA. A Kymco também possui sua própria subsidiária chamada Ionex, que se dedica exclusivamente a projetos de EV. Um dos modelos mais recentes do projeto Ionex é a scooter elétrica i-One, uma scooter leve e voltada para iniciantes. A Kymco acaba de lançar este modelo no mercado francês, depois de o ter colocado à venda em vários países da Ásia já há algum tempo.
Ficha Técnica para i-One:
Em termos de estilo, o Kymco i-One mantém as coisas incrivelmente discretas, com um design minimalista. Claramente projetado com praticidade e eficiência em mente, o i-One é alimentado por um pequeno motor elétrico com potência máxima de 3.600 watts, ou cerca de cinco cavalos de potência. Classificado como um ciclomotor na Europa, o i-One é limitado a uma velocidade máxima de 45 quilômetros por hora e pode ser operado com uma licença de carro padrão.
No que diz respeito à bateria, a scooter possui uma bateria removível com capacidade de 1.743 watts-hora. Isso lhe dá um alcance de carga única de 48 km, que pode ser duplicado carregando uma bateria sobressalente opcional alojada sob o selim. Curiosamente, a Kymco conseguiu manter a scooter leve e compacta graças a uma estrutura tubular de aço e rodas de liga leve. No total, o i-One pesa 86 quilos, tornando mais fácil para os pilotos de primeira viagem balançar uma perna e seguir em frente.
Outras comodidades incluem iluminação LED completa e vários modos de condução. A scooter está equipada com um display digital, um gancho sob o guidão para você montar sua bagagem, bem como um compartimento frontal com uma porta de carregamento USB para ligar seus dispositivos enquanto estiver em trânsito. A scooter Kymco i-One é bastante cara, no entanto, custa 3.999 euros na França, ou aproximadamente R$ 22.045,22, e a bateria secundária opcional é vendida por 899 euros, ou cerca de R$ 4.957,84.