As motocicletas esportivas duplas oferecem uma introdução acessível à condução off-road. Graças aos motores de pequena capacidade, bandas de potência lineares e pesos de meio-fio leves, os Dual Sport atendem aos pilotos mais novos e antigos. No entanto, a suspensão de longo curso e os assentos altos que caracterizam a categoria não incentivam os saltos verticais. É aí que a Honda entra com o CRF300LS e XR150L 2023.
Veja mais: Novo Commuter EZ115
Vamos começar com o CRF, certo? Semelhante ao seu irmão mais alto, o 300LS possui um motor monocilíndrico DOHC de quatro válvulas, refrigerado a líquido e 286 cc. Esse batedor combina com uma transmissão de seis marchas e ambos residem em uma estrutura de berço semi-duplo de aço. Obviamente, ambos os modelos se beneficiam de uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas, mas isso resume as semelhanças.
Ficha Técnica para Honda CRF300LS
O LS também possui um garfo invertido de 43 mm e amortecedor traseiro Pro-Link, mas os engenheiros da Honda reduzem o curso da suspensão para 9,3 polegadas à frente e 9 polegadas à ré. Essa é uma queda significativa, considerando os 10,2 polegadas de deslocamento do acabamento L. Essas mudanças alteram levemente a inclinação de 27 graus para 27,5 graus, mas a altura do assento do LS reduz para 32,7 polegadas (em comparação com 34,7 polegadas) e sua distância ao solo diminui para 9,6 polegadas (de 11,2 polegadas).
No processo, a Honda também reduz o peso da variante de assento baixo para 141 kg e sua distância entre eixos para 56,7 polegadas. Essas preparações custarão aos clientes um pouco mais de dinheiro, no entanto. Comparado ao preço de R$ 28.123,67 do CRF300L, o CRFLS 2023 será vendido por R$ 29.686,39.
Ficha Técnica para XR150L:
O XR150L, por outro lado, adota uma abordagem muito mais econômica. Um motor SOHC de 149 cc, refrigerado a ar, impulsiona a amigável ‘bicicleta agrícola’. Big Red envolve esse caroço de baixa tecnologia com um carburador de válvula de pistão de 22 mm e uma transmissão de cinco marchas. Uma roda dianteira de 19 polegadas e uma roda traseira de 17 polegadas acomodam uma condução off-road moderada, enquanto o garfo telescópico de 31 mm produz 7,1 polegadas de curso na frente e um amortecedor único Pro-Link garante 5,9 polegadas atrás.
Um freio a tambor traseiro mantém o preço sob controle, mas um freio a disco dianteiro mantém as velocidades sob controle. Com uma distância ao solo de 9,6 polegadas, uma altura de assento de 32,8 polegadas e um peso molhado de 127 kg, a XR150L é uma moto ideal para iniciantes. Quando você considera o preço sugerido de R$ 15.476,09, é difícil encontrar uma opção mais amigável no mercado Dual Sport.