A startup indiana de mobilidade elétrica Matter EV está lançando seu primeiro modelo há algum tempo. Projetada como uma streetfighter elétrica e esportiva, a moto foi finalmente revelada em toda a sua glória. Apelidada de Matter Aera, a nova motocicleta elétrica é a mais recente no mundo dos veículos elétricos de duas rodas voltados para o desempenho, juntando-se a modelos como a Ultraviolette F77.
Veja mais: X-ADV 750
Com um preço inicial de Rs 143.000, ou aproximadamente R$ 9.022,08, o Aera está posicionado principalmente para os passageiros da cidade que procuram um toque esportivo em seus passeios diários. Ele será oferecido em quatro versões (Aera 4000, Aera 5000, Aera 5000+ e Aera 6000+). No momento, os modelos Aera 5000 e 5000+ já estão abertos para pedidos, enquanto os modelos 4000 e 6000+ devem ser lançados posteriormente.
Ficha Técnica para Matter Aera:
Quanto às especificações, a gama de modelos Aera 5000 é alimentada por um motor elétrico de 10 quilowatts, com uma potência de cerca de 13,5 cavalos. Isso o coloca em pé de igualdade com as máquinas movidas a gasolina de 125cc a 150cc, embora certamente possamos esperar uma aceleração muito mais rápida graças ao torque instantâneo fornecido pelo motor elétrico. Curiosamente, a Matter decidiu emparelhar o motor com uma transmissão manual de quatro velocidades, na tentativa de proporcionar uma experiência de pilotagem familiar.
O motor é emparelhado com uma bateria refrigerada a líquido com uma classificação de cinco quilowatts-hora, que leva aproximadamente cinco horas para carregar totalmente. Da mesma forma, a marca promete autonomia de até 125 quilômetros, com uma única carga. Outros recursos tecnológicos incluem um display TFT colorido, através do qual o piloto pode alternar entre vários modos de pilotagem, bem como visualizar os dados pertinentes da pilotagem. Há também conectividade Bluetooth para smartphone, bem como atualizações de software OTA e operação sem chave.
Assim como outras motos naked do mercado, a Matter Aera tem rodas de 17 polegadas na frente e atrás. Ele recebe um garfo de fonte telescópica padrão e um par de amortecedores traseiros. Enquanto isso, as tarefas de frenagem são tratadas por um único freio a disco dianteiro e traseiro equipado com ABS e CBS.