MotoGP: Aleix Espargaró vai ser operado

Os fãs de corrida de todo o mundo certamente estão ansiosos para voltar à ação do MotoGP para a temporada de 2023. Houve alguns desenvolvimentos na série de corridas, e a corrida de abertura em Portimão será a primeira prova de fogo dos pilotos e equipes para a temporada de 2023. De fato, os testes estão em andamento, mas não estão indo bem para todos, especialmente para o piloto da Aprilia, Aleix Espargaró.

MotoGP: Aleix Espargaró vai ser operado
Aleix Espargaró

Veja mais: Honda lança variante CRF300LS e XR150L Dual Sport

Os dias 11 e 12 de março de 2023 foram os testes de MotoGP no circuito de Portimão. No entanto, no último dia de testes, Aleix Espargaró teve de entrar nas boxes cedo e encurtar o dia. Desde o início do fim-de-semana que Espargaró diz que não se sente muito bem e as sessões de domingo consolidaram esse facto. O espanhol confirmou estar com fibrose no braço direito, resultando em falta de força principalmente na hora de frear.

Como isso atrapalha o piloto de MotoGP

A fibrose é uma condição na qual os tecidos do corpo cicatrizam e endurecem como resultado de inflamação prolongada, lesão ou dano a células ou tecidos. A fibrose é caracterizada por um acúmulo excessivo de proteínas da matriz extracelular, como o colágeno, no tecido acometido, o que leva à formação de tecido cicatricial. Isso pode fazer com que o tecido perca sua função normal no caso de Aleix Espargaró, dormência e fraqueza no braço direito.

Aleix Espargaró pode se recuperar a tempo

Após a sessão de testes, Espargaró afirmou que iria para o Hospital Dexeus, na Espanha, para fazer exames adicionais e determinar o curso de ação apropriado no futuro. As chances são de que o piloto espanhol tenha que passar por uma cirurgia para estar apto para correr no evento de abertura agendado de 24 a 26 de março de 2023. Ao descrever o que sentiu durante os testes, Espargaró afirmou: “Você pode ver uma grande inflamação isso está puxando o músculo, a sensação não é de ter uma bomba de braço. Desde o começo eu não tenho força. Este braço está completamente… adormecido. É um pouco frustrante.”

Quanto à cirurgia envolvida, Espargaró disse: “Parece que eles têm que abrir, limpar e fechar novamente. Não é uma cirurgia dramática, mas vou estar em Dexeus para fazer mais testes e ver como vamos proceder.”