De 27 a 30 de março de 2023, a Associação Internacional de Fabricantes de Motocicletas (IMMA) se reuniu pela primeira vez desde 2020. O Congresso da Primavera ocorreu em Nova Delhi, na Índia, e marcou o 75º aniversário da organização internacional. Durante a assembleia, os membros nomearam o vice-presidente da Associação Europeia de Fabricantes de Motocicletas (ACEM) e CEO da Yamaha Motor Europe, Eric de Seynes, como presidente da IMMA para o mandato de 2023-2025.
“Minha trajetória profissional no serviço de motocicletas me proporcionou muitas surpresas e grandes satisfações. Esta eleição para o cargo de presidente da IMMA é nova”, reconheceu de Seynes. “Eu sucedo Rakesh Sharma (Diretor Executivo da Bajaj), com quem a transferência foi realizada em uma atmosfera extremamente cordial.”
Veja mais: Scooter de entrada da Yamaha terá controle de tração
Seynes adiciona seu último título a um currículo decorado. Ele competiu como motociclista em 1974 antes de enfrentar o Paris-Dakar em 1982. Depois de assumir vários cargos de liderança na indústria de motocicletas, de Seynes se tornou o primeiro presidente e CEO não japonês da Yamaha Motor Europe. Agora, ele pretende aplicar toda essa experiência para promover novos avanços tecnológicos na indústria de motocicletas.
“De acordo com o Steering Committee, estabeleci-me dois grandes objetivos para este mandato,” acrescentou de Seynes, “prosseguir esforços em termos de segurança dos nossos utilizadores, particularmente nos países do sul (África, América do Sul, Índia) em conjunto com nossas associações regionais e nacionais, incluir veículos motorizados de duas rodas nos planos de modernização e descarbonização da mobilidade nossos produtos têm muitas vantagens (tamanho, leveza, consumos e emissões, capacidade de bateria) e representam uma solução relevante para a sociedade neste período de transformação ambiental, desde que à medida que adotamos a tecnologia certa de acordo com os usos.”
O recém-eleito vice-presidente da IMMA, Johannes Loman, ajudará de Seynes a atingir seus objetivos. O novo segundo em comando também ocupa o cargo de diretor da PT Astra International Tbk Indonesia, bem como presidente da Federação das Indústrias Asiáticas de Motocicletas (FAMI) e da Associação da Indústria de Motocicletas da Indonésia (AISI). A IMMA pode não se reunir desde 2020, mas parece que a organização estará em boas mãos até 2025.