Yamaha nomeia Valentino Rossi como embaixador da marca

Valentino Rossi rodou pela Honda e pela Ducati ao longo de sua carreira de 22 anos no MotoGP, mas apenas um fabricante vem à mente quando os fãs de corrida pensam em The Doctor: Yamaha. O piloto italiano e a fábrica de Iwata dominaram a Premier Class durante os anos com quatro títulos do Campeonato Mundial de MotoGP (2004, 2005, 2008 e 2009). Incluindo o retorno de Vale ao Team Blue em 2013-2021, o time dos sonhos do Grand Prix conquistou 142 pódios e 56 vitórias em GPs.

Todas as coisas boas chegaram ao fim, e o número 46 pendurou seus couros em 2021, cavalgando ao pôr do sol a bordo de seu querido YZR-M1. Embora o Doutor e a marca tenham mantido laços estreitos durante seus anos de aposentadoria, eles finalmente oficializaram o relacionamento. Em 29 de abril de 2023, a Yamaha nomeou Rossi como seu novo embaixador da marca.

Yamaha nomeia oficialmente Valentino Rossi:

Yamaha nomeia Valentino Rossi como embaixador da marca
Valentino Rossi como embaixador da marca

Veja mais: Yamaha revela nova tonalidade em scooter elétrico Neo’s

“Claro, este é um grande momento para a Yamaha e também é um desenvolvimento emocional para os fãs, que tenho certeza que sentem falta da presença de Valentino na MotoGP desde que ele se aposentou de sua carreira de sucesso. O Valentino e o seu M1 partilhavam uma ligação especial,” explicou Lin Jarvis, Director Executivo da Yamaha Motor Racing. “Sempre consideramos o Valentino como uma ‘família’ e assim que ele manifestou o desejo de continuar a usar as motos Yamaha e de se tornar um Embaixador da Marca, trabalhamos para que isso acontecesse. Estamos entusiasmados por Valentino ser agora oficialmente nosso embaixador”.

Mesmo em seus anos dourados, Rossi preferia máquinas Yamaha, ocasionalmente pilotando uma YZF-R1 na pista e uma YZF450F em seu VR46 Moto Ranch. Apesar de colocar em campo duas Ducatis com sua equipe Mooney VR46 MotoGP, VR46 colaborou com a Yamaha para estrear o Master Camp Moto2 Team em 2022. O novo contrato plurianual apenas fortalece esses laços, com o Team Blue fornecendo motos para os propósitos de “treinamento e lazer” da Vale.

“Trabalhamos juntos por muitos anos no passado, então parece natural. Depois que me aposentei da MotoGP, continuei treinando e andando de moto. Sempre planejei continuar correndo de uma forma ou de outra”, admitiu Rossi. “Durante a minha carreira no MotoGP, pilotei motos Yamaha como parte do meu contrato. Mas mesmo depois de me aposentar, continuei usando as motos Yamaha porque gosto. Estou feliz que o acordo foi assinado, então a Yamaha e eu trabalhamos juntos nesta nova configuração.