As corridas de moto Grand Prix colocam os melhores fabricantes, equipes e pilotos do mundo uns contra os outros pelo prêmio final. Essas apostas altas inevitavelmente elevam ainda mais a velocidade, e o corpo organizador do MotoGP, Dorna Sports, prioriza a segurança como resultado.
Nos últimos anos, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) apoiou esses esforços padronizando capacetes em seu Programa de Homologação de Corrida FIM (FRHP). Apesar dos regulamentos que promovem tecnologias avançadas em nome da segurança, o Mips (Sistema de Proteção contra Impacto Multidirecional) permaneceu marginalizado. Agora em 2023, o piloto da Aprilia e veterano do MotoGP Aleix Espargaró estreia o capacete Kabuto F17 Racing equipado com Mips.
CEO da Mips explica o experimento no MotoGP
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“Pela sua natureza, a classe MotoGP leva tudo e todos os envolvidos com ela ao limite e isso é parte da razão pela qual é conhecida em todo o mundo como o auge das corridas de pista”, explicou o CEO da Mips, Max Strandwitz. “Ter o reconhecimento em uma plataforma global do sistema de segurança Mips, e com Aleix como defensor, está totalmente alinhado com nossa missão de liderar o mundo para capacetes mais seguros.”
Espargaró mudou de KYT para Kabuto após a temporada de 2022. Diferenciando o modelo F17 Racing, o novo e inovador sistema Mips Integra TX integra uma camada patenteada de baixo atrito no acolchoamento do capacete. Como todas as tampas equipadas com Mips, o modelo principal de Kabuto atenua o impacto e as forças rotacionais, permitindo o deslizamento entre os planos dentro do capacete. O F17 não apenas atinge esses objetivos, mas também mantém o conforto no processo.
“Estou muito orgulhoso de ser o primeiro piloto de MotoGP a usar o sistema de segurança Mips com meu capacete Kabuto. Desde que comecei a utilizar o sistema Mips, não notei qualquer diferença no conforto do capacete, mas pessoalmente sinto-me mais seguro a pilotar no MotoGP,” admitiu Espargaro. “Como todos sabem, os sistemas Mips são usados no ciclismo há anos e, a partir de agora, também uso o sistema Mips no principal campeonato de motociclismo do mundo e fico feliz em ajudar compartilhando minha experiência. Na minha opinião, trazer o Mips para o nosso esporte ajuda a colocar os holofotes necessários na segurança do capacete”.