A Kawasaki trabalha em uma nova moto de 3 rodas e mostra aos seus concorrentes que não está pra brincadeira. Pois o projeto ‘Concept J’ já está em desenvolvimento.
A novidade não está na moto por ser de três rodas. Pois já existem motocicletas nesse modelo como a Niken da Yamaha que foi apresentada pela marca em 2019. E mesmo antes da Niken, a Piaggio MP3 chegou no universo das motocicletas.
Veja mais: Honda CBR 500R 2022
Antes de falarmos do protótipo Concept J da Kawasaki, é importante salientar que as diferenças entre motos de 3 rodas e um triciclo. Pois, as rodas de um triciclo não se inclinam na pista, bem diferentemente de uma moto de 3, que suas rodas conseguem inclinar na estrada por não serem fixas como o triciclo.
Apesar de parecer mágico, os engenheiros da Kawasaki não criaram Concept J num passe de mágica. O protótipo vem sendo executado desde 2013. Em quase uma década a Kawasaki aprimora o trabalho para que possa ser oferecida uma tecnologia de ponta.
Seus dois braços oscilantes dianteiros é a principal característica que o distingue de um triciclo. O modelo também conta com dois guidões que, além de ser independentes, se movem de acordo com as rodas dianteiras.
A Kawasaki já está se adiantando sobre o registro dessa tecnologia usada nos braços oscilantes. Outro detalhe interessante dessa tecnologia recém patenteada é que permite à moto inclinar às duas rodas livremente fazendo com que às duas se movam simultaneamente.
A moto de 3 rodas já tinha a expectativa de ser revelada no Salão Automóvel de Tóquio de 2021. Como o evento foi cancelado devido ao avanço da covid-19, fica a expectativa para a apresentação do protótipo em outro evento ainda.