Hawk 11 pode ser lançado em breve pela Honda

A Honda poderá lançar o Hawk 11 em breve, divulgando teasers a torto e a direito sobre seu próximo modelo em fevereiro de 2022 apenas no japão. O café-racer de estilo neo-retrô, que seria baseado no mesmo motor de 1.100 cc encontrado no CRF1100 Africa Twin.

Chegou dentro do prazo, exatamente como planejado e aparentemente foi bem recebido tanto pelas pessoas que puderam vê-lo pessoalmente quanto pelos entusiastas que só podiam ver fotos e vídeos nas telas de nossos computadores. Enquanto o Honda Hawk 11 foi lançado apenas no Japão no final de 2022, fãs de todo o mundo se perguntaram quando ou se ele chegaria a outro lugar.

A Honda poderá lançar o Hawk 11 em breve
Hawk 11

Veja mais: Honda XL750 Transalp

Avançando para fevereiro de 2023, temos algumas notícias promissoras nessa frente. Como o pessoal da publicação indiana BikeAdvice notou pela primeira vez, parece que a Honda perdeu muito pouco tempo ao registrar um pedido de patente de design na Propriedade Intelectual da Índia para o Hawk 11.

Patente do Hawk 11

De acordo com os registros oficiais da IP Índia, a Honda apresentou seu pedido de design em 2 de agosto de 2022. O design foi publicado oficialmente no IP India Patent and Design Journal 49/2022, em 9 de dezembro de 2022.

Para ser absolutamente claro, a partir de 2 de fevereiro de 2023, a Honda não fez nenhuma declaração oficial sobre o lançamento em qualquer mercado fora do Japão. Além disso, só porque um OEM arquiva projetos, patentes ou marcas registradas com a autoridade de propriedade intelectual de um determinado país nem sempre significa que o produto será lançado naquele país. Mesmo que isso aconteça, esse lançamento pode acorrer anos depois do fato e, consequentemente, muito depois de deixar de estar na vanguarda de nossas mentes.

O que também é verdade é que esta é a primeira indicação que vimos da Honda de que poderia lançar o Hawk 11 em outro lugar. Como a Índia continua sendo o maior mercado de motocicletas do mundo em volume em 2023, não é surpresa que qualquer OEM queira ter suas motos lançadas com sucesso lá.

Embora as motos comuns na Índia tendem a ser máquinas de menor cilindrada que é um segmento incrivelmente altamente competitivo as máquinas de maior cilindrada também estão encontrando seu público entre um grupo reconhecidamente menor de ciclistas. Para esse fim, a Honda introduziu suas concessionárias BigWing para atender especificamente às necessidades desses motociclistas e expandiu essa rede de concessionárias desde sua introdução.

O Honda Hawk 11 poderia finalmente chegar às concessionárias BigWing Topline na Índia. Certamente parece mais possível do que era antes que essa patente de design se tornasse de conhecimento público, mas, como sempre, teremos que esperar para ver o que realmente acontece.