A Suzuki reintroduziu o Katana em sua linha em 2019. O renascimento foi mais do que um exercício de design. A Marca aproveitou o confiável 999cc em linha-quatro do GSX-R1000 K5, pegou emprestado o braço oscilante do GSX-R1000 2016 e replicou as dimensões da GSX-S1000F. Enquanto o pacote potente oferece mais desempenho do que a maioria dos retrocessos no mercado, os fiéis da Suzuki ainda têm uma queda pela GSX1000S Katana original.
Veja também: CB150X
Um desses fãs também é cliente do AC Sanctuary do Japão. A loja customizada com sede em Tóquio é conhecida por suas construções orientadas para os detalhes e, com uma GSX1000S Katana em mãos, a equipe oferece uma versão completa do ícone dos anos 80.
Para atualizar o Katana com os padrões de manuseio modernos, os construtores reforçaram as áreas críticas do quadro para maior rigidez. AC Sanctuary então adaptou o chassi com um front-end Ohlins e amortecedores de reservatório remotos duplos. As suspensões traseiras são montadas em um pivô do braço oscilante revisado para agilidade adicional, mas as rodas de alumínio forjado Oz Racing Gass RS-A reduzem o peso não suspenso para transições de lado a lado ainda mais rápidas.
Claro, a GSX1000S Katana não é tão rápida para os padrões modernos, então a equipe reconstruiu o quadro em linha de 40 anos para as especificações RCM. Novas pilhas de velocidade usinada, carburadores e um sistema de escapamento de titânio completo ajudam o motor a produzir mais potência também.
Com mais potência, os freios também precisavam de uma atualização, então o AC Sanctuary instalou pinças Brembo GP4RX top de linha na frente. Emparelhado com um cilindro mestre Brembo RCS e discos Sunstar, o novo sistema de freios oferece desempenho e resposta modernos.
Com o chassi e o motor classificados, a equipe fabricou uma carenagem totalmente nova. A pintura híbrida e o acabamento de transferência de carbono destacam os ângulos mais agudos da RCM-500 Katana. A Suzuki pode ter renovado o Katana com mais potência e novas cores em 2022, mas o AC Sanctuary GSX1000S prova que não é fácil superar um original.