Embora grande parte do mundo tenha se adaptado à pandemia do COVID-19 após quase três anos, seu impacto continua a se espalhar pelo mundo do automobilismo. Da linha de produção aos eventos comerciais anuais, a indústria ainda luta para voltar ao “velho normal” após se ajustar ao “novo normal”. Uma dessas entidades é a Africa Eco Race (AER).
Veja mais: Nova Honda Hornet 2023
Para 2023, o rali esperava voltar ao seu horário tradicional. Apesar do encerramento da Africa Eco Race 2022 em outubro de 2022, a série de corridas ambiciosamente se concentrou em 14 a 26 de março de 2023. Em vez disso, os organizadores adiarão a 15ª edição do AER para 30 de dezembro de 2022, até 14 de janeiro de 2024. Os oficiais da série ofereceram uma explicação em uma declaração por escrito no sábado, 21 de janeiro de 2023.
Africa Eco Race é adiado
“De fato, como outros eventos esportivos, as atuais convulsões climáticas estão nos obrigando a repensar e adaptar nossas atividades humanas”, observou o comunicado. “Outras corridas também foram duramente atingidas no início de 2023, como a que acaba de terminar na Arábia Saudita em condições duras e insatisfatórias.”
Se você não entendeu a referência passiva-agressiva do Rally Dakar, a Corrida Mais Difícil do Mundo com certeza cumpriu seu faturamento este ano. Chuvas torrenciais atingiram a região da Arábia Saudita, forçando as autoridades a concluir prematuramente a terceira etapa deste ano. De acordo com a última declaração da AER, ela se esforça para evitar um destino semelhante adiando a parcela de 2023.
O atraso também concede aos funcionários mais tempo para coordenar a 15ª edição, já que as datas originais lotavam dois AERs no período de seis meses. A rota 2023 da Africa Eco Race ainda não foi lançada, mas o rali geralmente segue os capítulos Paris-Dakar de Thierry Sabine. No ano passado, a corrida de 16 dias contou com uma rota de 12 etapas e 5.983 quilômetros (3.718 milhas) de Mônaco às margens do Lac Rose (Lago Retba) do Senegal.