A Alpinestars, especialista em equipamentos para motocicletas, está constantemente em movimento, trabalhando para criar equipamentos melhores e mais seguros para motociclistas e pilotos de todos os níveis de habilidade. Enquanto a empresa estava desenvolvendo e lançando o capacete de motocross Supertech M10, o desenvolvimento simultâneo também estava acontecendo no lado das corridas de pista. No fim de semana de testes da MotoGP de 2023 em Sepang, os pilotos Jorge Martin e Jack Miller pegaram o novo Alpinestars Supertech R10 e o colocaram à prova.
Veja mais: Honda XL750 Transalp
Para funcionar para pilotos do mais alto nível, um capacete não precisa apenas ser protetor e confortável, ele também precisa ter estabilidade aerodinâmica otimizada e desempenho de arrasto. O Supertech R10 resultante reúne muitas pesquisas da Alpinestars em um único capacete.
Especificações para Capacete Alpinestars Supertech R10:
Vamos começar com a casca. O invólucro externo utiliza uma construção composta de várias camadas, com uma camada de carbono de alta densidade 3K do lado de fora, depois uma camada composta de carbono unidirecional a seguir, depois uma camada de fibra de aramida abaixo dela e, finalmente, uma camada de resina epóxi abaixo dela. Essa estrutura multicamadas, diz a Alpinestars, ajuda a melhorar a resistência, a eficiência e a dissipação de energia em caso de colisão. Todas essas camadas trabalham juntas para uma maior distribuição de energia e melhor absorção pelo forro EPS por baixo.
Dentro dessas quatro camadas externas, quatro densidades diferentes de espuma EPS são usadas para dispersão ideal de energia no impacto. A Alpinestars também usa seu A-Head Fitment System patenteado, que estreou no capacete Supertech M10. Isso permite que o motociclista ajuste a altura e o ângulo do capacete, para conforto e desempenho ideais.
Outros elementos-chave do Supertech R10 incluem um spoiler com um sistema de liberação patenteado para que possa se soltar automaticamente do capacete no momento do impacto, de modo que não interfira na capacidade do capacete de proteger o motociclista. Há também muita ventilação, bem como um mecanismo de proteção que usa componentes de metal para manter a viseira mais sólida onde o motociclista deseja e minimizar o risco de desprendimento durante um impacto. Um forro removível e antimicrobiano vem instalado como padrão, e as bochechas têm um sistema de extração de emergência. Além disso, há um canal localizado dentro do capacete, caso o motociclista queira instalar um sistema de hidratação.
“Estou super feliz por fazer parte da família Alpinestars, agora totalmente equipada pela Alpinestars. Eu realmente gosto de como o capacete está funcionando, como ele se encaixa na minha cabeça é tão importante e estou muito confortável nele. Isso é muito importante, estamos indo muito, muito rápido; quase 340 km/h e está funcionando perfeitamente, muito estável. Então, estou feliz e ansioso para seguir em frente com esta família por muitos anos”, disse Jorge Martin em comunicado.