A nova fábrica da Bajaj produzirá motos elétricas e scooters para o mercado local e internacional em 2022. Quando se trata da eventual integração dominante dos veículos elétricos no mercado global, certamente não é preciso dizer que potências de manufatura como a China e a Índia desempenharão um papel importante.
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Na verdade, do jeito que as coisas estão no momento, vários participantes importantes da indústria fizeram parceria com empresas sediadas na Índia ou na China para terceirizar sua produção.
Para começar, a Husqvarna fez parceria com a gigante indiana de motocicletas Bajaj para sua próxima scooter elétrica chamada Vektorr, bem como a altamente antecipada E-Pilen.
Dito isto, a Bajaj detém uma enorme participação no mercado indiano de veículos de duas rodas e também tem investido pesadamente na produção em massa de veículos elétricos leves e baratos de duas rodas para serem vendidos no mercado local, bem como para exportar para os países asiáticos vizinhos, bem como para a Europa.
Para fazer isso, a Bajaj investiu mais de $ 40 milhões de dólares (cerca de R$225 milhões) em uma nova unidade de produção dedicada exclusivamente à produção de veículos elétricos. Espera-se que a fábrica ostente uma enorme área de 500.000 pés quadrados de terreno e também terá uma capacidade de produção anual de cerca de meio milhão de veículos elétricos.
A fábrica cuidará de operações como fabricação, montagem, pintura e garantia de qualidade. Além disso, proporcionará aos indianos as oportunidades de emprego muito necessárias, especialmente devido aos desafios dos últimos dois anos, com a Índia sendo atingida de forma particularmente dura pela pandemia COVID-19.
A nova fábrica deve começar a operar em junho de 2022. Ela produzirá veículos elétricos leves e acessíveis que serão posteriormente vendidos na Índia e nos mercados vizinhos. Agora, o modelo exato que terá a produção nas novas instalações ainda não foi revelado, no entanto, é provável que seja baseado na já disponível scooter elétrica Chetak.