O futuro da tecnologia de motocicletas elétricas leves chegou, com a Honda revelando sua bateria substituível para motocicletas elétricas leves. Os maiores fabricantes de motocicletas assinaram em conjunto uma iniciativa global para padronizar baterias para motocicletas elétricas. O resultado do trabalho do consórcio é este, o sistema de bateria substituível eMaaS fabricado pela Honda e projetado em conjunto.
O grupo é formado por Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki, embora a Honda também tenha ligações semelhantes com a KTM e a Piaggio. Seu único objetivo é acelerar o desenvolvimento e entrega de motocicletas elétricas, padronizando um de seus componentes mais complexos e caros, sua bateria.
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Padronizar e agilizar o processo de recarga de motocicletas elétricas leves – removendo a bateria vencida e substituindo-a por uma totalmente carregada – também deve ajudar a acelerar a aceitação de motocicletas elétricas.
Mas apenas fazer um único projeto de bateria que funcione em vários veículos não são suficiente. Por trás disso, você precisa de uma quantidade colossal de infraestrutura de carregamento para fazer as novas baterias de cada fabricante funcionarem.
Mais ainda, as baterias e o sistema de carregamento que a Honda está propondo são alimentados por energia renovável e podem até ser reconectados à rede, se necessário. A Honda vê o sistema como uma espécie de bateria reserva de emergência que pode ser usada por curtos períodos no caso de uma queda de energia.
Esta é, obviamente, a visão da Honda sobre o conceito, com os outros fabricantes do grupo ainda a revelar seus próprios projetos. Embora a forma externa e o design das outras baterias sejam muito parecidos com os da unidade Honda – o que está dentro pode ser bem diferente.