A revolução elétrica está bem encaminhada, mas o avanço da tecnologia de biocombustíveis pode fazer com que o amado motor de combustão viva para lutar outro dia.
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Os próprios motores não são o inimigo, é o uso de combustíveis fósseis, pois cada ciclo de combustão libera carbono previamente “engarrafado” na atmosfera.
Os biocombustíveis, porém, feitos de resíduos que seriam deixados para apodrecer ou seriam arados de volta aos campos, ainda liberam carbono, mas carbono que já estava ‘circulando’ e com a semeadura de culturas e plantas de substituição que absorverão carbono, o resultado é a neutralidade carbônica.
Agora, a Coryton, uma empresa britânica especializada em biocombustíveis sob medida para setores como o automobilismo, busca levar esses combustíveis neutros em carbono para as massas em um futuro não muito distante.
Luke Goldsmith, diretor de vendas da Coryton, disse: “No momento, não temos as economias de escala que a indústria do petróleo tem. Mas estamos começando a ver uma maior adoção desses tipos de combustíveis. À medida que o volume aumenta, começamos a oferecer preços mais competitivos.”
Atualmente, os biocombustíveis custam duas a três vezes a quantidade de combustíveis derivados de fósseis, mas com os mitos em torno deles sendo desmascarados, mais empresas estão vendo a luz do biocombustível, incluindo fabricantes de motocicletas como a BMW.
A gigante alemã disse: “Em nossa opinião, os eFuels têm um grande potencial para desempenhar um papel importante na descarbonização. Não vemos os eFuels em competição com a mobilidade elétrica, mas como um caminho paralelo importante e complementar. Porque os eFuels podem fazer algo que a mobilidade elétrica não pode.”
Eles acrescentaram: “O que é valioso aqui é que eles têm uma “capacidade de drop-in” e podem ser reabastecidos em infraestruturas existentes em todo o mundo.
“O foco claro é garantir pelo menos a neutralidade funcional para compatibilidade com versões anteriores e, se possível, aproveitar os benefícios. É dada prioridade ao uso sem retorno de eFuels em motores existentes.”
Uma dessas falácias é que eles não são tão ricos em energia quanto o combustível fóssil, roubando o valioso bhp do petroleiro.
Este não é o caso, como mostra o veículo BRX Dakar Rally desenvolvido pela Prodrive e rodando com combustível Coryton Sustain.