Em 29 de abril de 2023, a Fédération Internationale de Motocyclisme (FIM) e a Dorna Sports anunciaram oficialmente o início de uma série de corridas totalmente nova para 2024. Desta vez, a série será sobre pilotos femininas e será chamada de Campeonato Mundial Feminino de Motociclismo, foi anunciado por Jorge Viegas, Carmelo Ezpeleta, Gregorio Lavilla e Françoise Emery durante o fim de semana de Jerez MotoGP.
A primeira temporada será realizada em 2024 e “correrá principalmente ao lado do MOTUL FIM Superbike World Championship”. Os planos provisórios são de pelo menos seis rodadas na temporada de abertura, com duas corridas por rodada. Será uma série de uma marca, com motos iguais distribuídas para cima e para baixo no paddock. Um fornecedor para essas motos ainda não foi anunciado, mas deve ser anunciado em breve.
Campeonato Mundial Feminino:
Veja mais: Scooter de entrada da Yamaha terá controle de tração
“Esta é a primeira vez, desde 1904, que vamos começar no próximo ano com o Campeonato Mundial Feminino da FIM. Também espero que gostem do logotipo, é uma surpresa para todos vocês”, disse o presidente da FIM, Jorge Viegas, durante a coletiva de imprensa. O logotipo ainda não foi revelado até 1º de maio de 2023, mas esperamos que ele esteja criando expectativa para sua revelação em um futuro próximo.
“Pensamos muito nisso e tivemos muita demanda. Como fazemos no Motocross, Enduro e Trial, estamos começando com um Campeonato Mundial feminino no próximo ano em corridas de circuito. Nosso plano é ter seis corridas em Europa, e estamos planejando fazer uma competição de marca única. Vamos tentar ter mulheres de todo o mundo competindo neste novo campeonato. Será organizado principalmente no âmbito do Campeonato Mundial de SBK “, continuou Viegas.
“Ainda não temos todos os detalhes, é um projeto vivo, evoluindo o tempo todo. É importante ampliarmos as oportunidades disponíveis, e principalmente vendo muitas Copas e projetos que iniciamos, acho que é um grande desafio, mas todos nós devemos estar orgulhosos de poder oferecer esta oportunidade. No final da temporada, gostaria de ver uma boa progressão para o futuro que se avizinha para termos mais pilotos e mais possibilidades neste desporto,” Lavila continuou.
Estamos ansiosos para ver como é o novo campeonato e como ele evolui com o tempo e iremos mantê-lo atualizado à medida que novos detalhes sobre a série surgirem.