O CEO da Ducati americana veio a público explicar os motivos das vendas de motocicletas da marca estarem em alta. A resposta é simples: os pilotos querem aproveitar suas vidas.
Como você provavelmente já ouviu, o motociclismo ajuda muitas pessoas nos últimos anos. Veja a Ducati, que, em 2021, experimentou o melhor ano de vendas em toda a história da empresa. Isso não é apenas um ressurgimento da estranheza geral de 2020 – certamente é algo completamente diferente.
Veja mais: Nova MT-09 2022
Vale a pena notar que, embora as vendas totais da Ducati de 59.447 motos em todo o mundo tenham sido enormes, os pilotos americanos compraram mais Ducs novas do que qualquer outro país em 2021. Um total de 9.007 motos vendidas nos EUA, o que representa um aumento de 32% nas vendas no país ao longo de 2020. Os pilotos italianos compraram 8.707 Ducati naquele ano – embora, é claro, a Itália ganhasse claramente qualquer jogo de números envolvendo uma contagem per capita de propriedade da Ducati.
O CEO da Ducati North America, Jason Chinnock, tem algumas ideias sobre porque as vendas da empresa estão indo tão bem. “Acho que a pandemia meio que sacudiu as teias de aranha de um punhado de pessoas que decidiram, ouça, se é assim que a nova realidade será com um novo mundo, estou saindo e vivendo. E não há melhor maneira de experimentar isso do que fazer isso em uma motocicleta”, disse Chinnock ao Yahoo!Finance.
As vendas da Ducati aumentaram, assim como as vendas de motocicletas em geral – e Chinnock diz que há duas grandes razões para isso. Ele citou um aumento de 19% no retorno de motociclistas como uma peça do quebra-cabeça. Pessoas que podem ter montado quando eram mais jovens, mas voltaram a praticar recentemente, compõem alguns desses números. No entanto, esses novos pilotos indescritíveis compõem muito mais – e, claro, esse é o segmento em que todos os OEMs podem concordar que realmente desejam crescer para o futuro.
Embora tudo isso explique porque a indústria está vendo esse ressurgimento de vendas em geral, o que especificamente impulsionou as vendas da Ducati? Chinnock credita a expansão da rede de revendedores em áreas carentes, bem como o investimento geral da Ducati e o desenvolvimento de produtos que atingem um ponto ideal para os pilotos. Nos EUA, a moto mais vendida em 2021 foi a Multistrada V4 – que Chinnock diz representar um grande equilíbrio entre conveniência, conforto e segurança por meio da tecnologia.
Naturalmente, as perguntas se voltaram para o desenvolvimento da moto elétrica da Ducati, e Chinnock não deu muitos detalhes sobre isso, já que a empresa em geral mantém as coisas em segredo nessa frente. No entanto, ele disse que “o que vamos desenvolver em termos de experiência e tecnologia através dessa série de corridas será utilizado para futuras motocicletas de rua”. Ele também acrescentou que “A autonomia não está na lista agora porque, quero dizer, francamente, os motociclistas gostam de andar de moto”.