O encerramento da produção da R6 deixou alguns entusiastas da Yamaha em lamentações, enquanto isso a chinesa Huaying lança sua própria Yamaha R6.
Uma prática comum no mercado chinês, que já possui suas próprias motocicletas inspiradas em modelos como Honda Africa Twin, KTM 390 Duke e Royal Enfield Himalayan, uma das mais novas criações do país asiático é a esportiva da Huaying. Chama atenção é que quando a chinesa Huaying lança sua própria Yamaha R6 até o nome da moto foi copiado.
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Outro detalhe idêntico ao da supersport da Yamaha: na dianteira a esportiva chinesa tem até as linhas da Yamaha R6, tanque de combustível musculoso, assento dividido e cauda afiada, com farol afilado e carenagem esportiva com indicadores de direção integrados e assento dividido e cauda afiada.
Outra coisa que é digna para uma esportiva para uso em pista é a posição de pilotagem, que tem guidão baixo e com pedais ajustáveis. Enquanto os freios usam discos duplos na dianteira e disco único na traseira, as suspensões possuem garfo invertido na frente e monochoque atrás.
Outro detalhe inusitado é o logotipo da HRC, divisão de competições da Honda, que fica posicionado na carenagem lateral. Até os grafismos são detalhes idênticos aos usados pela Yamaha.
As semelhanças param por aqui, pois a configuração da moto chinesa é bem inferior à da esportiva da Yamaha. Como o painel digital que não é idêntico ao da R6 japonesa, entretanto, lembra a Kawasaki ZX-10R, outra grande esportiva.
A maior diferença entre as motos está no motor. A Yamaha R6 2017 utiliza um propulsor de 599 cm³ de 4 tempos, 16 válvulas DOHC com refrigeração a líquido e entrega 116,7 cv a 14.500 rpm e 6,3 kgf.m de torque em 10.500 giros, a R6 da Huaying vem com um bicilíndrico de 491 cm³ que rende apenas 46 cv, por isso seu desempenho é muito inferior.
Outra grande diferença está nos preços: a R6 da Yamaha saiu de cena custando US$ 12 mil, a R6 chinesa custa apenas US$ 3.500.