Quando ouvimos a palavra “ciclomotor”, é provável que pensemos em uma pequena mistura entre uma bicicleta e uma motocicleta. Na verdade, esse era o caso dos ciclomotores anteriores, com pedais e tudo. No entanto, hoje em dia, os ciclomotores são um segmento totalmente diferente de motocicletas no mercado asiático.
Esbatendo as linhas entre scooter e moto, estas máquinas apresentam um quadro underbone e são geralmente alimentadas por pequenos motores de 100cc a 125cc. Dito isto, tem havido uma popularidade crescente dos chamados “supermopeds”, ou ciclomotores com desempenho de motocicletas de 150cc, principalmente em países asiáticos como Tailândia, Malásia e Filipinas. A Yamaha, por exemplo, tem um concorrente formidável na forma da Y16ZR, uma supermotocicleta baseada na moto esportiva YZF-R15.
Ciclomotores no mercado asiático:
Veja mais: Yamaha XSR900GP
Como tal, não é surpresa que os modelos dominantes no mercado asiático de motocicletas estejam construindo na plataforma supermoped. A mais recente delas é a Kawasaki, em parceria com a empresa malaia Modenas. A aliança entre Team Green e Modenas é de longa data, com as duas marcas lançando modelos premium e suburbanos na Malásia. De acordo com um relatório publicado pela revista automotiva malaia Pandu Laju, um novo supermotor da Kawasaki e Modenas está atualmente em testes e está pronto para entrar em produção em breve.
No momento, no entanto, não temos nada além dessa renderização para mostrar. É claro que o produto final provavelmente parecerá muito diferente deste conceito inspirado na Kawasaki Z1000. No entanto, dada a popularidade de outros supermotores como o já mencionado Y16ZR, bem como o Honda RS150R e o Suzuki Raider, temos uma boa ideia do que Kawasaki e Modenas têm reservado.
De acordo com o relatório, o novo ciclomotor não deve ser lançado tão cedo, no entanto. De fato, o CEO da Modenas, Roslan Roskan, está de olho no lançamento do novo modelo em 2025. Como tal, provavelmente podemos esperar que seja apresentado no segundo semestre de 2024. Em termos de desempenho, podemos esperar que o novo modelo Modenas x Kawasaki seja movido por um motor com cerca de 150cc a 175cc de cilindrada. Para ser competitivo, ele terá que ostentar tecnologia como refrigeração líquida, distribuição variável de válvulas e talvez até um eixo de comando de válvulas duplo no cabeçote.
Vale a pena notar que na Malásia, passageiros premium com tamanhos de motor de 150cc a 175cc tiveram um aumento acentuado nas vendas. Aproximadamente 40% das motocicletas vendidas no país ocupam essa faixa de cilindrada. Os modelos de menor cilindrada, enquanto isso (100cc a 125cc), tiveram uma queda de cerca de 10%.