Co-fundador da Honda entra para o Hall da Fama

Co-fundador da Honda entra para o Hall da Fama

Em 20 de julho de 2023, os funcionários introduzirão o cofundador da Honda Motor Co, Takeo Fujisawa, no Automotive Hall of Fame no Michigan’s The Fillmore Detroit. Em 1989, o parceiro de negócios de longa data de Fujisawa e fundador da Honda, Soichiro Honda, tornou-se o primeiro executivo automotivo japonês a ganhar um lugar no Hall da Fama de Dearborn, Michigan. A indicação do co-fundador da Honda honrará tudo o que a dupla conquistou juntos.

Co-fundador da Honda entra para o Hall da Fama

Veja mais: Honda Unicorn

Honda e Fujisawa se conheceram em agosto de 1949, um ano após a fundação da Honda Motor Co. Antes desse encontro, Fujisawa trabalhava como vendedor para uma siderúrgica e uma madeireira. Ele trouxe essa perspicácia nos negócios para a Honda, supervisionando finanças, vendas e marketing enquanto atuava como o braço direito da Honda.

Co-fundador da Honda tenha a fórmula do sucesso

Em 1959, Fujisawa assumiu o desafio de expandir os negócios da Honda para os Estados Unidos. Apesar de uma perspectiva desfavorável no mercado dos EUA, onde os consumidores compravam apenas 60.000 unidades (a maioria modelos de grande capacidade) anualmente, o então diretor-gerente sênior viu uma oportunidade de crescimento. Como resultado, a American Honda tornou-se a primeira subsidiária da empresa fora do Japão.

O movimento ousado de Fujisawa valeu a pena quase imediatamente, com a rede de revendedores independentes da Honda ajudando o OEM japonês a se tornar a marca mais vendida nos EUA em meados dos anos 60. Para garantir que a Honda permanecesse na vanguarda, Fujisawa estabeleceu a Honda R&D Co. como uma entidade separada. O novo negócio permitiu que os engenheiros desenvolvessem novas tecnologias e garantiu o futuro da Big Red além do tempo de Soichiro Honda.

A parceria de 25 anos terminou em março de 1973, quando Soichiro Honda e Takeo Fujisawa se aposentaram juntos. Em breve, os dois mavericks da indústria se reunirão em um lugar a que ambos pertencem, o Automotive Hall of Fame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *