Ducati MH900e: Primeira moto à venda na internet por um grande fabricante

Parece apropriado voltar a um dia de ano novo há 22 anos, 2000, para dar uma olhada na primeira motocicleta a ser colocada à venda diretamente por um grande fabricante via Internet – a Ducati MH900e (Mike Hailwood 900 Evoluzione).

A moto começou como nada mais que um esboço de Pierre Terblanche, chefe do Departamento de Design da Ducati na época, como uma homenagem ao IoM de Mike Hailwood vencendo 900F1 em 1978, e foi mostrado como um protótipo no Intermot Show em 1998.

A Ducati MH900e
Ducati MH900e – Primeira moto à venda na internet por um grande fabricante.

Veja também: Nova NC 750X 2022

A resposta do público foi favorável o suficiente para que a empresa respondesse com um questionário em seu site para avaliar ainda mais o interesse. Como resultado, decidiu-se prosseguir com uma produção limitada de 1000 motos, podendo os pedidos ser colocados em 0001 em 1º de janeiro de 2000.

Todos os 1000 foram vendidos imediatamente! Posteriormente, decidiu-se oferecer mais 1000. E a moto de produção usava um motor 900SS original (equipado com um reservatório de motor cônico de imitação de liga), mas instalado em um novo chassi de aço tubular que apresentava um braço oscilante sinuoso de um lado.

O protótipo de Terblanche apresentou uma série de recursos de vanguarda, como os indicadores traseiros alojados dentro das extremidades do silenciador e uma câmera retrovisora ​​e tela em vez de espelhos que não foram produzidos.

No entanto, o resto da moto estava notavelmente perto do esboço original, incluindo a moldura do farol de liga leve e as primorosas montagens da tela. Curiosamente, a Ducati colocou o protótipo em leilão na Sotheby’s em setembro de 1999 com uma reserva de US $ 1 milhão, mas enquanto isso não foi atendido, a licitação chegou a US $ 750.000!

A produção foi originalmente planejada para ser subcontratada à Bimota, mas isso mudou quando eles entraram em concordata, então as motos acabaram sendo construídas à mão em um canto da fábrica da Ducati a uma taxa de 4-5 por dia. Como resultado, a produção foi distribuída entre 2001 e 2002.