Veremos a corrida de motos pela primeira vez em maio de 2023, no fim de semana do Grande Prêmio da França. O campeonato MotoE de 2023 está chegando, e os fãs da série ficarão satisfeitos em saber que a produção do protótipo de motos elétricas V21L da Ducati começou para valer em dezembro de 2022.
Especificações para Ducati V21L:
Veja mais: R1300 GS: BMW lança teaser e enlouquece fãs
No total, a equipe de Bolonha fabricará apenas 23 dessas máquinas. 18 estarão alinhados no grid e mais cinco estarão disponíveis como reservas, para serem usados se necessário. Todas essas motos devem estar prontas para rodar em meados de fevereiro de 2023.
Em junho de 2022, demos nossa primeira olhada séria no protótipo V21L, incluindo especificações. A potência de pico é de 110 quilowatts, ou o equivalente a aproximadamente 150 cavalos de potência. O torque reivindicado é de 103 libras-pés.
Como você provavelmente esperaria de uma moto elétrica de sua classe em 2023, o peso certamente não é desprezível, pesando 225 quilos. Quase metade desse peso é toda bateria, aliás a unidade conectada ao braço oscilante de 18 quilowatts-hora pesa mais de 100 kg sozinha.
Como seria de esperar de uma moto de corrida Ducati, ela recebe alguns componentes de escolha para otimizar o manuseio e a frenagem. Um garfo dianteiro invertido Öhlins NPX 25/30 é emparelhado com um amortecedor traseiro totalmente ajustável Öhlins TTX36 e amortecedor de direção, e o V21L também recebe freios Brembo especiais que são especificamente otimizados para promover o resfriamento.
O início da produção da Ducati MotoE é um momento histórico para a nossa empresa, que com este projeto estuda a fundo as tecnologias do futuro para o mundo do motociclismo”, disse Claudio Domenicali, CEO da Ducati, em comunicado.
Os testes de MotoGP estão chegando e estão programados para acontecer de 6 a 8 de março de 2023 em Jerez. Uma segunda rodada de testes para todo o paddock acontecerá um mês depois, de 3 a 5 de abril, em Barcelona. O Campeonato Mundial de MotoE de 2023 terá sua primeira corrida no sábado, 13 de maio de 2023, como um evento de apoio no Grande Prêmio da França.