A eletrificação das motocicletas deu origem a toda uma miríade de novos e empolgantes conceitos que estão lenta mas seguramente pavimentando o futuro da mobilidade em duas rodas. A incorporação de elementos de estilo exclusivos, bem como os avanços no design, podem em breve lançar todos os tipos de novas motocicletas, algumas das quais nunca sonhamos antes.
Tomemos, por exemplo, o conceito Athena, um conceito de motocicleta elétrica que muda de forma do designer industrial Zhengxuan Xie, que o projetou como seu projeto de graduação no Royal College of Art em Londres. A ideia gira em torno do conceito de “Power Inside” e, como explica uma história da publicação automotiva Autoevolution, foi projetada para capacitar pilotos de todas as formas e tamanhos a simplesmente balançar uma perna e andar.
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Athena é o futuro da mobilidade:
O segredo está nas capacidades de mudança de forma da Athena, mais especificamente, na capacidade da moto de ajustar a altura do assento. Compreensivelmente, a altura do assento de uma motocicleta é um dos maiores obstáculos para quem quer adotar o estilo de vida de duas rodas. Ter uma motocicleta acessível a pessoas com deficiência de altura e, ao mesmo tempo, fornecer o mesmo nível de desempenho de outras máquinas é o fator determinante do conceito Athena. Essencialmente, de acordo com o designer, o piloto tem a capacidade de decidir as dimensões da moto.
Olhando para o design da moto, é claramente um conceito futurista que possivelmente está a anos, senão décadas, de se tornar realidade. No entanto, ele mostra uma imagem interessante do que o artista imagina para o futuro do motociclismo. A incorporação de materiais translúcidos no corpo da moto confere-lhe uma personalidade multifacetada.
Como Zhengxuan Xie explicou, “O material translúcido permite que os usuários sintam a força do contorno externo do veículo à distância e, quando você se aproxima dele, pode ver a estrutura mecânica dentro do veículo ainda mais, para sentir o poder dentro o veículo, que também é uma continuação do ‘Power inside’ na personalidade do usuário.”
Propriedades de mudança de forma e tecnologia futurista à parte, Xie prevê que o Athena seja uma máquina bastante poderosa. Na verdade, ele chegou ao ponto de definir as especificações teóricas da moto. Ele imaginou que a motocicleta elétrica será alimentada por uma bateria de 17,7 quilowatts-hora com capacidade de 51 miliamperes. A bateria fornecerá energia a um motor elétrico de 348 volts com uma potência máxima de 850 newton-metros, ou cerca de 595 libras-pés de torque.