Grande Prêmio do Cazaquistão cancelado por problemas

Faltando pouco mais de dois meses para o Grande Prêmio do Cazaquistão inaugural, o MotoGP cancelou abruptamente a corrida em 26 de abril de 2023. O Sokol International Racetrack do país se tornou o 74º local a receber um Grande Prêmio desde 1949. Como a nona rodada do Na temporada de 2023 e a primeira corrida após as férias de verão habituais da série, o GP do Cazaquistão foi originalmente agendado para 7 a 9 de julho de 2023.

Em vez disso, a MotoGP eliminará a rodada histórica de seu calendário de 2023. Os coordenadores de cronograma também não substituirão a corrida, reduzindo o número total de Grandes Prêmios de 2023 para 20. A organização cita “trabalhos de homologação em andamento no circuito, emparelhados com os atuais desafios operacionais globais” como motivos para remover o GP do Cazaquistão. Com toda a justiça, o órgão organizador Dorna Sports denunciou que a rodada ainda dependia de negociações contratuais e esforços de homologação em seu calendário provisório de MotoGP de 2023.

Grande Prêmio do Cazaquistão cancelado por problemas
Grande Prêmio do Cazaquistão

Veja mais: Honda ADV 150

À medida que o GP se aproxima rapidamente, a série optou por abandonar os esforços regulatórios do circuito de 4.8 km e 13 curvas. Infelizmente, o Cazaquistão não será o 30º país a sediar um Grande Prêmio de motocicleta em 2023, mas esperamos que o país retorne à programação em 2024. No entanto, isso pode depender de fatores geopolíticos.

Como observa o comunicado da MotoGP, “atuais desafios operacionais globais” também influenciaram sua decisão final. Podemos apenas supor que a afirmação alude à guerra russo-ucraniana em andamento. De acordo com o Banco Mundial, o Cazaquistão e suas corporações continuam a manter fortes laços comerciais com a Rússia.

Como resposta ao Cazaquistão potencialmente ajudando a Rússia a contornar suas sanções relacionadas à guerra, Elizabeth Rosenberg, secretária assistente do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos para Financiamento ao Terrorismo e Crimes Financeiros, alertou sobre possíveis sanções secundárias sobre empresas cazaques em uma mesa redonda em Astana, Cazaquistão, em abril 25 de 2023.

Tais relações tensas podem ter contribuído para os “atuais desafios operacionais globais” mencionados no anúncio da MotoGP. No entanto, o lançamento continua esperançoso, revelando que a série “espera visitar o Sokol International Racetrack em 2024”.