Hidrogênio azul ou Hidrogênio verde: polêmica em volta das empresas de gás e petróleo

Em 1 de dezembro de 2021, foi divulgada a notícia de que a Kawasaki e a Yamaha estavam unindo forças para desenvolver e produzir motores a hidrogênio. Enquanto mal podemos esperar para ver MTs ou Zs movidos a hidrogênio, as empresas de gás e petróleo ainda estão estabelecendo infraestrutura para dar suporte a esses veículos. A pergunta que fica é se o hidrogênio azul ou o hidrogênio verde prevalecerão?

Hoje, mais de 98% do combustível de hidrogênio é produzido com um processo chamado reforma de metano a vapor. A prática exige que os fabricantes superaquecem metano ou carvão com vapor para extrair o H2. No entanto, vale a pena espremer o suco, com o hidrogênio 2,6 vezes mais denso em energia do que o gás natural. Quando usado como fonte de combustível, o hidrogênio emite apenas vapor d’água, mas a produção de hidrogênio é muito mais prejudicial ao meio ambiente.

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Para ajudar a compensar esse impacto, muitas empresas de gás e petróleo estão investindo na produção de hidrogênio azul devido à dependência do gás natural. O processo do hidrogênio azul separa o hidrogênio do gás do carbono para que os produtores possam capturá-lo e armazená-lo. Em contraste, a produção de hidrogênio verde usa um processo chamado eletrólise, que separa os átomos de hidrogênio e oxigênio. No entanto, isso também obriga as empresas a confiarem em equipamentos especializados.

“O hidrogênio verde está fundamentalmente ligado a quão barato você pode produzir eletricidade limpa e quão barato você pode produzir eletrolisadores”, explicou o analista de política de inovação de energia Daniel Esposito.

Apesar desses obstáculos, os projetos de hidrogênio verde cresceram cinco vezes nos últimos cinco anos. Os analistas esperam que os 350 projetos programados até 2030 recebam US $ 500 bilhões em subsídios e financiamento.

“Dado o grau de apoio político, corporativo e social explícito que floresceu em 2020, o hidrogênio verde será escalonado com sucesso e terá enormes quedas nos custos de produção”, afirmou a consultoria de energia WoodMcKenzie. “Dado o aumento de escala que vimos até agora, é provável que 2020 seja a década do hidrogênio.”

Só o tempo dirá se o hidrogênio azul ou verde alimenta nossas futuras motocicletas Yamaha e Kawasaki, mas as empresas de gás e petróleo têm muito a considerar antes de se comprometerem com um processo para o futuro.