A Honda Fireblade chega ao seu 30º aniversário em 2022 e há mais do que uma pequena especulação de que a empresa marcará esse aniversário com atualizações para a última CBR1000RR-R, incluindo esquemas de pintura comemorativos. Agora podemos colocar alguma substância por trás desses rumores, graças aos registros de aprovação de tipo europeus que mostram ajustes nas especificações do ‘Blade no próximo ano.
Em setembro, surgiram rumores de que a Honda deveria ajustar as especificações do CBR1000RR-R, pelo menos na forma SP, para melhorar seu potencial de corrida. Agora está claro que o que quer que a Honda tenha feito, é significativo o suficiente para garantir uma nova aprovação de tipo para o modelo 2022, com as versões base e SP recebendo alterações.
Veja mais: HORNET CB 600 2022
Dado que a CBR1000RR-R era uma máquina inteiramente nova para o modelo do ano 2020, não esperamos grandes revisões em termos de tecnologia ou aparência, mas há alterações de detalhes a caminho.
Os valores de potência e torque recebem revisões minúsculas para o modelo 2022, e não na direção que você poderia esperar. A potência – na forma europeia – cai fracionadamente de 214,6 hp (160kW) para 213,9 hp (159,5kW), enquanto o torque tem uma redução similarmente pequena de 83,3 libras-pés para 82,6 libras-pés.
Os novos números chegam às mesmas rotações de antes e estão tão próximos dos anteriores que a diferença provavelmente poderia ser explicada pelas condições de teste ou tolerâncias de fabricação, mas eles são claramente significativos o suficiente para serem usados para os fins dos documentos oficiais. Acredita-se que a raiz das mudanças seja um novo conversor catalítico na caixa coletora, embora não seja algo que será facilmente visível, já que o tubo de escape e o silenciador estão inalterados.
O peso da bicicleta permanece o mesmo de antes, assim como a maioria das dimensões físicas, sugerindo não haver alteração na carenagem. No entanto, a distância entre eixos foi revisada para 2022, apoiando os rumores anteriores de mudanças no manuseio para melhorar o desempenho na pista e, em particular, para tornar o CBR1000RR-R uma ferramenta mais eficaz nas corridas WSBK.
Tudo será revelado em breve, já que a Honda certamente tirará os panos do Fireblade de 2022 antes ou durante o show da EICMA em Milão, que será aberto à imprensa em 23 de novembro, e ao público dois dias depois.