Honda reinventa superbike: Nova patente é revelada, confira!

Já se passaram mais de 35 anos desde que a Suzuki GSX-R750 estabeleceu o modelo que quase todas as superbikes japonesas ainda seguem. Trabalhado arduamente para criar uma máquina para mudar essa história, a Honda reinventa superbike.

Patentes depositadas no Japão revelam um nível surpreendente de detalhes, sugerindo que é mais do que apenas um conceito. Pois no centro do design está um motor convencional de quatro cilindros em linha DOHC.  Esse motor atua como uma unidade totalmente estressada, portanto, não há feixe para conectar a cabeça de direção ao pivô do braço oscilante.

Honda reinventa superbike: Nova patente é revelada
Honda reinventa superbike: Nova patente é revelada

Veja mais: HONDA ADV 150 2022

Isso não é desconhecido, mas o design da Honda apresenta uma seção dianteira monocoque, parafusada na parte superior do motor e segurando o cabeçote, com uma seção oca logo atrás das barras que contém a bateria e os componentes eletrônicos para manter a massa centralizada.

Na parte traseira, duas seções de liga prendem em torno da transmissão e seguram o pivô do braço oscilante e a montagem superior do amortecedor traseiro. Um amortecedor traseiro com reservatório remoto se conecta ao braço oscilante de um lado por meio de uma articulação de taxa ascendente, e ambos são montados em uma seção traseira do chassi de liga fundida parafusada à transmissão.

Uma carenagem justa na frente é a única parte separada da carroceria, já que toda a cauda é outro monocoque, desta vez feito de um material composto, que é parafusado na seção dianteira e atua como o tanque de combustível e uma unidade de assento autossustentada. A caixa de ar é criada em uma seção oca onde o tanque e a cauda são parafusados ​​ao chassi dianteiro.

A bordo, um taco de 14.000 rpm sugere que o motor é uma unidade de 1000 cc, pois corresponde à linha vermelha do Fireblade, e há uma tela TFT ao lado para outros monitores. Fora isso, os controles são padrões.

Espelhos, um suporte de placa de matrícula, um descanso lateral e até um conversor catalítico aparecem na patente. Isso sugere que, apesar do chassi não convencional, um novo modelo pode aparecer nos showrooms em breve.