Em 24 de abril de 2023, a KTM apresentou oficialmente o KTM 890 SMT 2023 como o governante do “segmento de tourer da Supermoto”. Para apoiar essa afirmação, o Team Orange contratou o ex-ás da AMA Superbike e Supermoto, Chris Fillmore, para lançar a nova máquina Ready to Race em uma subida da montanha da Sardenha.
Há uma coisa que o “touring de supermoto” e a “subida da montanha da Sardenha” têm em comum: ambos são invenções do departamento de marketing da KTM. Artifícios à parte, o KTM 890 SMT bate na classe de touring como uma oferta única. Inclinando-se totalmente para o nicho de supermoto da marca, o tourer de pés velozes combina a diversão nas curvas com a função de mastigar quilômetros. O modelo relançado o faz com uma ajudinha de seu parente, o 890 Adventure R.
Especificações para KTM 890 SMT 2023:
Veja mais: Honda atualiza CBR 250RR SP
O alardeado gêmeo paralelo LC8c de 889 cc da KTM também é a base do novo SMT, retornando os mesmos 105 cavalos de potência máxima (a 8.000 rpm) e 73,7 libra-pés de torque (a 6.500 rpm) produzidos por seu primo aventureiro. Esse poderoso moinho está pendurado em uma estrutura de aço CroMoly que também imita a geometria agressiva do pesado ADV de peso médio. Então, o que é diferente, você pergunta?
No topo dessa combinação familiar de quadro e motor está uma célula de combustível recém-projetada. Substituindo a unidade suspensa encontrada na família 790/890 Adventure, o tanque de 4,2 galões montado na parte superior rende quase 346 km no trote, graças à sua classificação de consumo de combustível de 82 km por galão. A unidade de formato ergonômico também transita perfeitamente para o assento de peça única no estilo supermoto, ajudando os pilotos a manipular o chassi ágil com facilidade.
A KTM recorre a um choque WP APEX ajustável em rebote e pré-carga e um garfo APEX de 43 mm totalmente ajustável para se adequar ao faturamento de supermoto.
SMT 2023 bem completa:
O 2023 890 SMT também prioriza a personalização com seis posições diferentes do guidão (em uma faixa de 30 mm), três modos de condução (Street, Sport e Rain) e Cornering Motorcycle Traction Control (MTC). Os pilotos que preferem o pacote de desempenho premium podem adicionar o modo de condução Track opcional da KTM, o Motor Slip Regulation (MSR) e o Quickshifter +, enquanto os entusiastas do touring podem optar por manoplas aquecidas e controle de cruzeiro.
Infelizmente, o KTM 890 SMT não estará disponível na América do Sul para o ano modelo de 2023, mas os mercados europeus podem esperar que o supermoto tourer chegue aos showrooms a partir de abril de 2023.