2021 foi um ano positivo para o mercado brasileiro de motocicletas, principalmente em relação as unidades compradas por locadoras. O setor terminou o período com 19.393 motocicletas que foram compradas, o que significou a maior compra anual da história desse veículo no país.
O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, tendo como base os números do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A pesquisa também citou o constante crescimento do segmento de delivery e também de uma maior busca dos usuários pelos modelos de alta cilindrada que são vistos nesse momento como ideais para viagens.
Frota das locadoras está saltando desde 2019
Ainda segundo o levantamento da entidade, a frota das locadoras saltou de mais de 8 mil unidades registrado em 2019 para terminar o último ano com 46.480 unidades. Esse documento apontou que 90% das compras feitas pelas locadoras foram de motocicletas com baixa cilindrada, que são voltadas para quem precisa realizar a locação de um veículo para o trabalho.
Neste momento, a Honda lidera o ranking com uma certa vantagem, com 16.793 unidades, seguida pela Yamaha com 1.351 motocicletas.
Nicho de alta cilindrada tem a BMW como protagonista
Já no nicho de alta cilindrada, a BMW é quem está no topo da lista, tendo comercializado 388 motos para atender os amantes de cilindradas potentes. O usuário sempre precisa pensar em outros custos além da aquisição, como da manutenção que é tão ou mais importante.
Para a Gerente de Marketing da locadora ROXMOTO, a “locação de motos luxo” ainda deve continuar em alta durante 2022.