Marc Márquez desiste do terceiro GP consecutivo

Em 2020, Marc Marquez fez um retorno infeliz ao Grande Prêmio da Andaluzia. Menos de uma semana depois de fraturar o úmero direito em uma violenta queda no GP da Espanha de 2020, o número 93 voltou correndo para o Circuito de Ángel Nieto em Jerez, na Espanha. A decisão acabou agravando sua lesão, colocando sua saúde e recuperação em uma crise até o final da temporada.

Desde então, o hexacampeão de MotoGP aprendeu a não forçar a sorte nem o corpo, adotando um processo de reabilitação abrangente com lesões subsequentes. Durante uma queda no primeiro Grande Prémio de Portugal, o piloto da Repsol Honda sofreu uma fratura na mão direita. Como resultado, Márquez foi eliminado do GP da Argentina e do Grande Prêmio das Américas. Enquanto a MotoGP volta ao circuito de Jerez para o Grande Prêmio da Espanha de 2023, Márquez está sabiamente pecando por excesso de cautela.

Marc Márquez desiste do terceiro GP consecutivo
Marc Márquez

Veja mais: Conheça Honda Navi

“Ontem fizemos outra tomografia [tomografia] e foi confirmado que, apesar do fato de a lesão estar progredindo favoravelmente, o osso ainda não terminou de cicatrizar e correr em Jerez foi arriscado”, admitiu Márquez. “Juntamente com a equipe médica, decidimos não correr riscos, esperar mais duas semanas e voltar em Le Mans.”

Enquanto isso, o ex-piloto da Tech3 KTM e atual piloto da equipe HRC do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) Iker Lecuona substituirá o oito vezes campeão mundial lesionado. O piloto espanhol estreou-se no WSBK no ano passado, terminando a temporada em nono na classificação de pilotos. Infelizmente, ele caiu para o 13º lugar na classificação de 2023 depois de não conseguir marcar nenhum ponto na terceira rodada da temporada em Assen (Holanda). Enquanto o jovem de 23 anos aproveita o momento, ele mantém suas expectativas sob controle.

“Para mim, claro, é uma oportunidade incrível regressar ao MotoGP e correr com a equipa dos meus sonhos. Fazê-lo diante da torcida espanhola é muito especial”, reconheceu Lecuona. “Mas temos que ser realistas, será um fim de semana muito difícil e exigente. Passei este ano e o ano passado totalmente focado no Mundial de SBK com a equipa HRC e agora preciso de me habituar a tudo o que é diferente no MotoGP, bem como aprender uma nova moto – a Honda RC213V.”

Independentemente disso, é encorajador ver Márquez priorizando sua saúde e Lecuona conseguindo outra chance na MotoGP.